Carta aberta a Nuno Crato pede para revogar Acordo Ortográfico por Rita Pimenta in Jornal Público

Documento subscrito por mais de 200 pessoas contesta “nova ortografia” e revela disparidades na aplicação do acordo.

É uma carta aberta e é um estudo comparativo sobre as disparidades na aplicação do Acordo Ortográfico. O documento já chegou ao ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. O objectivo é revogar o acordo.

Depois de o Governo brasileiro ter adiado por três anos a obrigatoriedade de aplicação do Acordo Ortográfico (AO) – para 1 de Janeiro de 2016 –, um grupo de cidadãos portugueses enviou uma carta aberta ao ministro da Educação e Ciência com “um estudo comparativo das incongruências ortográficas existentes entre o texto do AO90 e vários vocabulários e dicionários”.

Ler mais aqui: http://www.publico.pt/cultura/noticia/carta-aberta-a-nuno-crato-pede-para-revogar-acordo-ortografico-1580172

One thought on “Carta aberta a Nuno Crato pede para revogar Acordo Ortográfico por Rita Pimenta in Jornal Público

  1. Interessante a discussão. Acho que deve-se, sim, discutir o caso para melhoramento da língua. Por outro lado, no que concerne à literatura, como autor, não me sinto preso à língua: uso-a a favor da literatura, da obra, trazendo mesmo à baila ortografias de antanho. Entretanto, também considero prazerosas, sendo a língua um regozijo para qualquer escritor, algumas formas “novas”, por assim dizer. Deixo aqui o link que detalha um pouco meu pensamento, caso alguém se interesse em conhecê-lo: http://rodrigoepoesia.blogspot.com.br/2010/02/minha-patria-e-minha-lingua.html.
    Bom o artigo!
    Abraço,

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s