Ética e Vergonha (ou a falta dela) por António Marques*

Não sendo uma virtude como tradicionalmente são consideradas a justiça, a coragem, tolerância, etc., a vergonha é um sentimento que desempenha uma função indispensável na vida ética de qualquer sociedade. Aristóteles dedicou-lhe breves linhas nas suas obras de filosofia moral e descreve-a como “o temor da desonra que produz um efeito semelhante ao medo perante o perigo” (Ética a Nicómaco, iv). Acrescenta que a vergonha não é boa nem má em si mesma, mas que inibe o comportamento maldoso, voluntariamente praticado. Na literatura actual é cada vez mais estudado o papel da vergonha na chamada ética aplicada e muitos autores defendem que o impacto na consciência colectiva da exposição pública de comportamentos vergonhosos é bastante maior do que a mera aplicação da sanção jurídica.
Vem isto a propósito da total falta de vergonha manifestada com cada vez maior frequência por uma parte substancial de alguns dos principais actores da nossa vida política e económica. Agora mesmo a televisão e os jornais dão-nos conta de um banqueiro, Fernando Ulrich, que em conferência de imprensa, ao mesmo tempo que apresentava lucros do seu banco da ordem de centenas de milhões de euros (ainda por cima com origem, em grande parte, nos bolsos dos contribuintes), defendia a austeridade com o argumento que até os sem-abrigo aguentavam a dita e se qualquer dos presentes, ele incluído, caísse nessa situação a vida continuava, que remédio…Poucos dias depois, o primeiro-ministro e o ministro da economia defendiam publicamente, até com indisfarçável orgulho, a nomeação para o governo de um antigo administrador do BPN, como se sabe a fachada para a maior fraude financeira que o país conheceu até hoje.
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