ESCOLHA DE TRUMP PARA VICE-PRESIDENTE PROMETE “ENCERRAMENTO RÁPIDO” DA GUERRA NA UCRÂNIA

Os EUA devem mudar o seu foco para a China, em vez das hostilidades entre Moscovo e Kiev, disse JD Vance 

Candidato presidencial republicano, Donald Trump, e candidato a vice-presidente, JD Vance, na Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, Wisconsin. ©  AFP / Win McNamee

Donald Trump trará um “rápido fim” ao conflito na Ucrânia se for reeleito como presidente dos EUA em novembro, disse o recém-anunciado companheiro de chapa do republicano, JD Vance. Vance argumentou que Washington deveria mudar seu foco para a China, descrevendo Pequim como a “maior ameaça” aos EUA.

Trump anunciou Vance como seu companheiro de chapa na segunda-feira na Convenção Nacional Republicana (RNC) em Milwaukee, Wisconsin. A candidatura do senador de Ohio foi aprovada mais tarde no mesmo dia.

Se Trump retornar como presidente após a eleição de 5 de novembro, sua política para a Ucrânia será “muito simples”, disse Vance à Fox News logo após ser oficialmente nomeado.

“A Rússia não teria invadido a Ucrânia se Donald Trump fosse presidente. Todos concordam com isso. Até mesmo muitos dos meus colegas democratas concordam privadamente com isso”, ele disse.

Vance novamente acusou a administração do presidente dos EUA, Joe Biden, de não ter uma política coerente sobre o conflito. “Já gastamos US$ 200 bilhões [em auxílio à Ucrânia]. Qual é o objetivo? O que estamos tentando realizar? Existe risco de escalada para uma guerra nuclear? Porque existe, quando você tem um palhaço comandando a política externa, e temos muitos deles agora em Washington, DC”, disse ele.

“Acho que o que o presidente Trump prometeu fazer é entrar lá, negociar com os russos e ucranianos e encerrar essa questão rapidamente, para que a América possa se concentrar na questão real, que é a China. Essa é a maior ameaça”, enfatizou Vance.

Desde o início dos conflitos entre Moscovo e Kiev em fevereiro de 2022, Trump tem afirmado repetidamente que o conflito não teria acontecido se ele tivesse mantido a presidência em 2020. Ele também prometeu resolver a crise em 24 horas se retornasse à Casa Branca.

O presidente russo Vladimir Putin disse no início deste mês que Moscovo leva os comentários do ex-presidente dos EUA “muito a sério”.  “Eu certamente não sei qual seria, exatamente, sua proposta [para acabar com o conflito] e como ele pretende alcançá-la. E essa é a questão-chave. Mas não duvido de sua sinceridade e acolhemos” esse sentimento, declarou Putin.

No início de junho, o líder ucraniano Vladimir Zelensky exigiu que Trump revelasse os detalhes de seu plano de paz. “Gostaria de saber o que significaria terminar uma guerra rapidamente”, disse Zelensky à Bloomberg. “Se Trump sabe como acabar com esta guerra, ele deve nos dizer hoje, porque se há riscos para a independência da Ucrânia, e há riscos de perdermos nossa condição de estado, queremos estar preparados para isso”, argumentou.

Retirado do Facebook | Mural de Carlos Fino

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.