História | Vamos conhecer os 15 PAÍSES mais ANTIGOS do mundo…

Retirado do Facebook | Mural de Maria Magalhães

Coloco a fotografia de Portugal (Lisboa) como não podia deixar de o fazer, é o meu País e faz parte desses 15 países mais antigos do mundo. O critério utilizado foi a data da independência de cada país.

• 1. Etiópia – Independência em 980 a.C. Este país africano é muito antigo, sendo hoje a segunda nação mais populosa do continente africano e a décima maior em área. Faz fronteira com o Sudão e Sudão do Sul a oeste, com o Djibuti e Eritreia a norte, com a Somália a leste e com o Quénia no sul. Existem diversos estudos que indicam que a Etiópia pode ser potencialmente o local onde o Homo Sapiens se originou.

• 2. Japão – Independência em 660 a.C. As principais religiões do Japão são shinto, com 51,82% da população a professarem essa fé, e o budismo, com 34,9% da população a seguir esta filosofia religiosa.

• 3. Irão – Independência em 550 a.C. É o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo, que começou com a formação do reino de Elam em 2800 a.C

• 4. China – Independência em 221 a.C. Tem mais de um bilião de pessoas, com muitos grupos étnicos.

Continuar a ler

DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS? A RESPOSTA SURPREENDENTE DE SPINOZA

17/09/2025 | A Verdade Proibida Sobre a Origem e o Futuro da Humanidade | Spinoza Revela Tudo Qual é a verdadeira origem da humanidade? E o que nos espera no futuro? Spinoza desafiou a religião e os dogmas com uma visão racional e filosófica que até hoje intriga. Neste vídeo, você vai descobrir como ele explicou a criação do homem, a evolução da consciência e o destino da nossa espécie. Prepare-se para uma revelação que pode mudar sua forma de pensar.

F de Fiama: Mariana Pineda – nova criação UM COLETIVO

F de Fiama: Mariana Pineda

F de Fiama: Mariana Pineda é uma viagem ao passado para acender luzes no presente. É um encontro entre gerações, entre vozes que ficaram por dizer e vozes que hoje as querem ecoar. Um gesto de escuta, de reativação, de homenagem.

Partindo da memória do espetáculo Mariana Pineda, encenado por Fiama Hasse Pais Brandão em 1975 inspirado na obra de F. Garcia Lorca, este projeto é também um mergulho nos arquivos pessoais – de Fiama, de Carlos Fernando e das partituras de Jorge Peixinho – que culmina numa conversa com quem ainda guarda no corpo e na lembrança esse legado.

F de Fiama é, acima de tudo, uma celebração do olhar feminino sobre o palco e sobre o mundo. Uma forma de lembrar que, ao revisitar a força de mulheres como Fiama, estamos a inventar caminhos para todas as que vêm depois.

19 de setembro; sex. 21h30 – Cine-Teatro Joaquim de Almeida (Montijo)

Restante Programação: clicar para abrir em “Continuar a Ler

Continuar a ler