22. 819. What does it really mean to be good at English? Luke’s English Podcast

How do we know when someone’s English is good? Is it just about having the right accent, or speaking with no errors? In fact, there is a lot more to it than that. IELTS can show us how someone’s level of English is properly assessed by looking at a wide range of skills and sub-skills and there is a lot more to it than making no errors while speaking with a “British accent”. This episode should help you consider your own level of English level, get some perspective on what language competence really means, and hopefully cause people to think twice when making snap judgements about other people’s English.

Ensaio sobre a Cegueira | José Saramago

Porto Editora | 2021 (Edição comemorativa do Centenário de Nascimento)

«Ensaio sobre a Cegueira é uma espécie de imago mundi, uma imagem do mundo em que vivemos: um mundo de intolerância, de exploração, de crueldade, de indiferença, de cinismo. Mas dirão: “Também há gente.” Pois há, mas o mundo não vai nessa direção. Há pessoas humanizáveis, pessoas que se vão humanizando por um esforço de supressão de egoísmos. Mas o mundo no seu conjunto não vai nessa direção.»
José Saramago


CIÊNCIA E DETERMINISMO | DAVID BOHM

David Bohm, um físico teórico renomado, é conhecido por sua abordagem peculiar na interpretação da mecânica quântica e sua defesa do determinismo. Sua visão é uma das interpretações menos convencionais da física quântica e difere das interpretações predominantes, como a interpretação de Copenhague.

Bohm desenvolveu uma interpretação da mecânica quântica conhecida como “Interpretação de Bohm” ou “Teoria de Bohm”. Esta interpretação é determinista e afirma que, apesar das aparências de aleatoriedade e incerteza na mecânica quântica, existe uma realidade subjacente determinística.

Continuar a ler

O Problema da Habitação | uma questão bíblica e um revelador da ideologia dominante | por Carlos Matos Gomes

Lusa 29 Jan 2020: O número de pessoas em situação sem-abrigo aumentou nos últimos anos em mais de um terço dos 35 países da Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), incluindo Portugal. De acordo com o relatório, a taxa de sem-abrigo (medida como uma parcela da população total) aumentou na Austrália, no Chile, em Inglaterra, França, Islândia, Irlanda, Letónia, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Portugal, Escócia, Estados Unidos e País de Gales.

O problema da Habitação em Portugal é exatamente igual ao problema da Habitação dos outros países europeus. E tem a mesma raiz que o problema da Saúde, o problema da Educação, o problema da Segurança Social, o problema da precariedade do trabalho e da desigualdade salarial. E vai resolver-se com a mesma solução dos Estados Unidos, a potência líder da nossa civilização e modelo político: milhões de sem abrigo, sem domicílio fixo, a viver na rua ou em autocaravanas!

Continuar a ler