Fãs de Carl Sagan | “nematoide”, um tipo de verme microscópico. Após 46 mil anos congelado, revive. Voltou à vida – se movendo e até se alimentando. No rio Kolyma, Rússia.

A espécie que foi revivida em questão é um nematoide, um tipo de verme microscópico, que foi encontrado no pergelissolo (solo permanentemente congelado) da Sibéria, mais precisamente no rio Kolyma, na região nordeste da Rússia. 

Durante dezenas de milhares de anos, o nematoide sobreviveu em criptobiose, um estado em que a atividade metabólica cai a níveis quase indetectáveis, permitindo sobreviver a condições extremas, como congelamento profundo e ausência total de água líquida.

Após ser descongelado em laboratório, ele voltou à vida — se movendo e até se alimentando.

Essa descoberta impressionante ajuda os cientistas a entender melhor como alguns seres conseguem “hibernar” por milênios e pode até inspirar novas formas de preservar células e órgãos no futuro.

Que diria Bento de Espinosa a este acontecimento? … talvez, DEUS SIVE NATURA

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.