Acção de Formação: Dimensionamento de Estações de Tratamento e de Reutilização de Águas Residuais (ApR) | Prof. João de Quinhones Levy (IST)

Acção de Formação: Dimensionamento de Estações de Tratamento e de Reutilização de Águas Residuais (ApR)

A FUNDEC vai realizar uma acção de formação com o tema “Dimensionamento de Estações de Tratamento e de Reutilização de Águas Residuais (ApR)”, nos dias 28 e 29 de Fevereiro de 2024, das 9h30 às 18h00, em formato presencial, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

O Decreto-Lei n.º 119/2019 relativo a águas para reutilização (ApR) estabelece a qualidade que deverá ser conseguida em função dos diversos usos, obrigando a novas tecnologias de tratamento que abrangem todas as fases do processo.

Esta qualidade, bem mais exigente, obriga a novas tecnologias de tratamento que abrangem todas as fases do processo, desde o pré-tratamento até aos sistemas terciários para recuperação e reutilização dos efluentes e das lamas.


Na presente acção de formação, ao nível da fase líquida, serão abordados os processos de coagulação, floculação, flotação, decantação lamelar, de arejamento por turbina e por bolha fina, com ou sem decantador secundário, seja SBR, seja MBR, desnitrificação e remoção de fósforo, filtração em areia, carvão activado e membranas. Ao nível do tratamento de lamas serão analisados os sistemas da estabilização de lamas por via química e biológica, e os sistemas de desidratação mecânica, filtros banda, prensa e centrífugas. A formação contará com a apresentação de esquemas de tratamento de águas residuais e lixiviantes, incluindo casos de estudo por empresas de concepção-construção.

Coordenação: Prof. João de Quinhones Levy (IST)
Data: 28 e 29 de Fevereiro de 2024
Horário: 9h30 às 18h00
Modalidade: Presencial (IST-DECivil, Lisboa)

Para aceder ao programa completo e realizar a sua inscrição consulte o seguinte link.

Para mais informações, entre em contacto através do e-mail: fundec@tecnico.ulisboa.pt

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.