Ler Camões no seu V Centenário, com Frederico Lourenço | A sessão de lançamento de Camões. Uma Antologia decorre a 10 de junho, às 17h00, na Feira do Livro de Lisboa.

Quinhentos anos depois, a musicalidade do nosso maior poeta, cuja data de nascimento se supõe ter sido em 1524, continua a ecoar nos nossos ouvidos. É de Luís Vaz de Camões o verso «Amor é fogo que arde sem se ver» ou o não menos conhecido «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades», e isto apenas para citar alguns dos inúmeros exemplos com que o autor de Os Lusíadas, o texto mais célebre da literatura portuguesa, se confunde com a identidade nacional.

«O que impressiona acima de tudo na poesia de Camões é a profundidade da sua cultura, das suas leituras: daquilo a que os romanos chamariam a sua doctrina. Se há poeta doctus na história da literatura que possa ser posto ao lado de Vergílio e de Horácio, esse poeta é Camões», escreve Fre derico Lourenço na introdução de Camões. Uma Antologia, uma coletânea de alguns dos melhores textos do maior autor da língua portuguesa, que a Quetzal faz chegar às livrarias a 29 de maio. «Para as pessoas que gostariam de ler Camões, mas não sabem por onde começar, propõe-se aqui um ponto de partida.»

Na sua produção épica e lírica, Camões criou um universo único, cujos encantos e mistérios despertam há séculos a paixão de leitores e estudiosos. Esta antologia dá a ler as passagens mais brilhantes de Os Lusíadas e das Rimas, com um comen tário ao mesmo tempo acessível, erudito e ousado de um dos maiores conhece dores da sua obra. Frederico Lourenço dedica-se aqui a explorar, com elementos novos, a velha questão da presença clássica na obra camoniana, não deixando de enfrentar o problema de como lê-la à luz das mentalidades contemporâneas.

A sessão de lançamento de Camões. Uma Antologia decorre a 10 de junho, às 17h00, na Feira do Livro de Lisboa.

Nota de imprensa disponível aqui. Capa do livro nesta ligação.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.