Carl Sagan, Pálido Ponto Azul, cap. 4 – Um Universo Que Não Foi Feito Para Nós.

“Quando crianças, temos medo do escuro. Qualquer coisa pode estar ali escondida. O desconhecido nos perturba.

Ironicamente, é nosso destino viver no escuro. Essa descoberta, inesperada, da ciência tem apenas três séculos. Afaste-se da Terra em qualquer direção e, depois de um lampejo inicial de azul e de uma espera mais longa enquanto o Sol desaparece gradualmente, você se vê rodeado pela escuridão, pontuada aqui e ali pelas estrelas distantes e pálidas.

Mesmo depois de adultos, a escuridão ainda retém o seu poder de nos assustar. E, assim, alguns acham que não deveríamos investigar muito de perto quem mais poderia estar vivendo nessa escuridão. Melhor não saber, dizem eles.

Há 400 bilhões de estrelas na galáxia da Via Láctea. De toda essa imensa multidão, será possível que o nosso Sol prosaico seja a única estrela com um planeta habitado? Talvez. É possível que a origem da vida ou da inteligência seja muitíssimo improvável. Ou que as civilizações estejam sempre nascendo, mas exterminam-se assim que adquirem a capacidade de se destruir. 

Quem sabe, aqui e ali, crivados pelo espaço, girando ao redor de outros soís, existam mundos semelhantes ao nosso, em que outros seres olham para o céu e se perguntam, como nós, quem mais vive na escuridão. (…)

(…) A vida é relativamente uma raridade. Podem-se examinar dúzias de mundos e descobrir que só em um deles a vida nasce, evolui e persiste. (…) 

(…) Se nós, humanos, algum dia partirmos rumo a esses mundos, será porque uma nação ou um consórcio de nações acredita isso será vantajoso para ela, ou, para espécie humana. (…) 

(…) Em nossa época cruzamos o Sistema Solar e enviamos quatro naves às estrelas. Mas continuamos a procurar habitantes. Não podemos evitar. A vida procura por vida”.

Carl Sagan, Pálido Ponto Azul, cap. 4 – Um Universo Que Não Foi Feito Para Nós.

#carlsagan #sagan #palidopontoazul #palebluedot #deus #god #astronomia #astronomy #universe #universo #book #livro #science #ciencia #avidaprocuraporvida #lifelooksforlife

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.