O ex-chanceler alemão Schröder explica porque as negociações entre a Rússia e a Ucrânia falharam | RT em 22 de outubro de 2023

EXTREMAMENTE INTERESSANTE !!! Confirma-se agora o que já se antevia. 

Gerhard Schröder comentou o curso das negociações de paz que Moscovo e Kiev mantiveram em março de 2022 e sublinhou que a delegação ucraniana “tinha que primeiro perguntar aos americanos tudo o que tinham falado”.

O antigo chanceler alemão Gerhard Schröder, no poder entre 1998 e 2005, afirma que os EUA não permitiram que a Ucrânia fizesse quaisquer compromissos com a Rússia e chegasse a um acordo de paz após o início da operação militar especial.

Numa  entrevista  publicada no sábado pelo jornal Berliner Zeitung, o ex-chanceler disse que “os únicos que poderiam regular a guerra em relação à Ucrânia são os americanos”.

Schröder observou que a delegação ucraniana que participou nas negociações com a Rússia em Istambul, em março de 2022, não chegou a nenhum acordo de paz “porque não lhes foi permitido”. “Primeiro tiveram de perguntar aos americanos tudo o que tinham falado”, diz Schröder. Segundo ele, os ucranianos mostraram-se dispostos a fazer concessões em várias questões, incluindo a adesão da Ucrânia à NATO, mas “no final nada aconteceu”. “Minha impressão: nada poderia acontecer porque tudo foi decidido em Washington ”, afirmou nesse contexto.

Na sua opinião, “os americanos não queriam um compromisso entre a Ucrânia e a Rússia”. “Os americanos acreditam que os russos podem ser contidos. Agora o que está a acontecer é que dois atores, a China e a Rússia, que são limitados pelos EUA, se unem. Os americanos acreditam que são fortes o suficiente para manter os russos sob controlo. lado e do outro. Na minha modesta opinião, é um erro”, declarou o antigo chanceler alemão, acrescentando que agora se pode ver “quão dilacerado está o lado americano”.

Comentando os motivos do início da operação militar especial na Ucrânia, o político afirmou que “é claro para ele” que a Rússia se sente ameaçada pela aproximação da infra-estrutura militar da NATO às suas fronteiras. Neste sentido, sublinhou também que outros membros da NATO, como a Polónia e os Estados Bálticos, não devem pensar que estão em perigo. “Os russos não iniciariam uma guerra contra qualquer membro da NATO”, reiterou.

‘Ninguém quer falar’ enquanto o fornecimento de armas continua: 

Schröder acredita que, para chegar a um acordo de paz, a Alemanha e a França devem promover o processo de negociação, e que Berlim já forneceu uma grande quantidade de armas à Ucrânia “para deleite da indústria de defesa americana e alemã”. ” Mas porque é que [o chanceler alemão Olaf] Scholz e [o presidente francês Emmanuel] Macron não combinaram os carregamentos de armas com uma proposta de conversações? Macron e Scholz são os únicos que podem falar com Putin”, afirmou.

O antigo chanceler alemão sublinhou que “o fornecimento de armas não é uma solução para sempre”, mas “ninguém quer falar”. “Eles estão todos instalados em trincheiras. Quantas pessoas mais devem morrer?”, perguntou ele.

Explosão do Nord Stream 2:

Questionado sobre a explosão do gasoduto Nord Stream 2, Schröder voltou a sublinhar que a decisão de repará-lo seria “razoável”.

Ao mesmo tempo, admitiu não saber se foram os EUA que explodiram o gasoduto; No entanto, sublinha: “Só há uma pista: Biden disse a Scholz no início de 2022 que o Nord Stream não pode entrar em serviço se a Rússia atacar a Ucrânia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.