Galamba e os princípios de Goebbels | por Carlos Matos Gomes

Luís Paixão Martins, um dos grandes especialistas portugueses em Comunicação política e empresarial, certamente um dos de maior sucesso, que recentemente publicou um livro sobre o que são as sondagens, desmontou uma frase feita, um soundbyte destinado a criar efeito planeado, que serve de muleta em todos os meios de comunicação: “João Galamba é um ativo tóxico do PS”. Pode ser lido no seu FB e compara o que a comunicação — televisões e centros de propaganda dos partidos — fizeram com a figura de Sócrates. Segue-se a minha prosa:

O facto da frase que considera João Galamba um ativo tóxico do PS ser repetida até à exaustão em todos os grandes meios de manipulação e pelos funcionários que neles propagam as mensagens dos seus patrões prova que estamos perante uma campanha orquestrada. As televisões são hoje igrejas universais do reino dos deuses e os seus funcionários — apresentadores e comentadores — são os pregadores, os missionários. Se entendermos a missão, o objeto do negócio dos meios de comunicação (o core business — para utilizar a linguagem da moda) como o de empresas de propaganda é muito fácil decifrar as suas mensagens e campanhas.

Continuar a ler

Tapeçaria do Mapa-Mundo, Botanical Tapestry | Aeroporto de Heathrow | Vanessa Barragão

Vanessa Barragão é uma Artista de Tapeçarias que apelam à consciência ecológica do mundo. Exemplo da sua internacionalização é a gigantesca tapeçaria do mapa-mundo, Botanical Tapestry, exposta no aeroporto de Heathrow, Londres. Retirado do Facebook | Mural de Maria Helena Manaia.