Manuel Maria Barbosa du Bocage

Conta-se que Bocage, ao chegar a casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal. Chegando lá, constatou que um ladrão tentava levar os seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com os seus amados patos, disse-lhe:

Oh, bucéfalo anácrono! Não te interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo… mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, diz: Doutor, afinal levo ou deixo os patos?

TÓPICOS DA IMPRENSA | 25-11-2023 | VCS

1 – Lisboa, 25 nov 2023 (Lusa) – A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou hoje que vai ser difícil ao presidente do PSD “falar aos adultos” porque a sua imaginação “não passa das princesas de antigamente”, depois de Luís Montenegro a ter apelidado de Cinderela.

A líder bloquista reagiu através das redes sociais ao discurso do presidente do PSD, Luís Montenegro, na abertura do 41.º Congresso social-democrata, quando considerou que a geringonça foi “uma versão moderna” do ‘gonçalvismo’, que tem “o seu mais fanático defensor” em Pedro Nuno Santos, juntamente com a “Cinderela” Mariana Mortágua.

2 – Joe Biden diz que condicionar ajuda militar é “reflexão que vale a pena”.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, disse hoje que condicionar a ajuda militar a Israel é uma “reflexão que vale a pena”, após membros do Partido Democrata terem levantado essa possibilidade.

“Essa é uma reflexão que vale a pena, mas não acho que teríamos chegado onde estamos hoje se tivessemos começado assim. Temos que ir por partes”, respondeu Biden ao ser questionado por um jornalista sobre o facto de políticos do seu partido defenderem que a ajuda norte-americana a Israel seja condicionada a uma mudança nas “posições militares e políticas” do Governo israelita no conflito em Gaza.

O senador Democrata Bernie Sanders foi uma das vozes que sugeriu condições ao apoio a Telavive. “Embora Israel tenha o direito de perseguir o Hamas, o governo extremista de direita de [Benjamin] Netanyahu não tem direito de conduzir uma guerra quase total contra o povo palestiniano”, disse o senador do Vermont numa declaração divulgada no último fim de semana em Washington e citada pelo jornal on-line Politico.

3 – A China anunciou hoje que os cidadãos de cinco países da União Europeia – Alemanha, Espanha, França, Itália e Países Baixos – vão passar a ter isenção de visto para estadias de até 15 dias no país asiático.

Lusa / DN

Os Devoristas de Novembro | Carlos Matos Gomes

O que comemora quem comemora o 25 de Novembro de 1975 em 2023 e quem o comemora e com que finalidade?

O 25 de Novembro tem o «Documento dos Nove» como carta constitucional. Constituiu o máximo denominador comum das forças que se opunham a uma revolução, no sentido de rutura com a hierarquia de valores num dado modo de produção,, de distribuição de riqueza e de representação política . O seu objetivo declarado foi o estabelecimento da Ordem e Liberdade. Ordem é uma palavra agregadora de militantes conservadores, avessos a mudanças, a não ser as do tempo. Tal como Liberdade, quando, como era o caso, surge associada ao perigo da ditadura comunista. Os conceitos de Ordem e a Liberdade na Quinta da Marinha, nos arredores de Lisboa e na Foz do Douro, são muito diferentes dos conceitos de Ordem e Liberdade no bairro de Chelas e da Quinta do Conde, na região de Lisboa, ou nos bairros das Fontaínhas, ou do Aleixo, no Porto.

Continuar a ler

Franz Kafka (1883-1924) | História em francês

À 40 ans Franz Kafka (1883-1924) qui ne s’est jamais marié et n’avait pas d’enfants, se promenait dans le parc de Berlin quand il rencontra une petite fille qui pleurait parce qu’elle avait perdu sa poupée préférée. Elle et Kafka ont cherché la poupée sans succès.

Kafka lui a dit de le rencontrer le lendemain et ils reviendraient la chercher. Le lendemain, quand ils n’avaient pas encore trouvé la poupée, Kafka donna à la petite fille une lettre “écrite” de la poupée qui disait : ” S’il te plaît ne pleure pas. J’ai fait un voyage pour voir le monde. Je vais t’écrire sur mes aventures.” C’est ainsi que commença une histoire qui se poursuit jusqu’à la fin de la vie de Kafka.

Lors de leurs rencontres, Kafka lisait les lettres de poupée soigneusement écrites avec des aventures et des conversations que l’enfant trouvait adorables. Enfin, Kafka lui ramena la poupée (en acheta une) qui était de retour à Berlin. “Elle ne ressemble pas du tout à ma poupée”, dit la petite fille.

Kafka lui a remis une autre lettre dans laquelle la poupée écrivait : “mes voyages m’ont changée.” La petite fille a embrassé la nouvelle poupée et l’a ramené toute heureuse à la maison.

Un an plus tard, Kafka est mort. Plusieurs années plus tard, la petite fille désormais adulte a trouvé une lettre dans la poupée. Dans la minuscule lettre signée par Kafka, il y avait écrit : “Tout ce que tu aimes sera probablement perdu, mais à la fin l’amour reviendra d’une autre façon.” | Lu dans Ferré Baudelaire …