O MIRANTE | Novo aeroporto Internacional de Lisboa vai ser em Santarém | 14-12-2023

A entrevista que Rosário Partidário deu à Rádio Renascença e ao jornal Público dá a entender o contrário daquilo que foi a decisão da CTI ao escolher Alcochete. O que se pode deduzir das suas palavras e conclusões é que o aeroporto está destinado a ser em Santarém, longe das regras da concessão e sem o problema do caminho-de-ferro e de mais uma travessia rodoferroviária sobre o Tejo.

Rosário Partidário, a coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI), que avaliou a melhor localização para o futuro aeroporto internacional de Lisboa, deu uma entrevista à Rádio Renascença e ao jornal Público em que admite que Portugal em termos de projectos aeroportuários está nas mãos da ANA, que é a concessionária dos cerca de 10 aeroportos que existem no país, onde se inclui o de Lisboa, que sozinho vale pelos outros todos.
O que se pode concluir da entrevista de Rosário Partidário é que a única solução para haver aeroporto a curto prazo, sem os entraves que ela levantou nesta entrevista, é fazer as Obras do novo aeroporto fora da área de concessão da ANA, ou seja, a mais de 75 quilómetros do aeroporto Humberto Delgado.

Continuar a ler

O MIRANTE | Aeroporto Internacional de Lisboa em Alverca é o projecto mais barato e mais fácil de concretizar | 21-09-2023

Pedro Santana Lopes, presidente da Figueira da Foz, moderou o debate sobre o novo aeroporto que reuniu três promotores: Carlos Brazão (Santarém), José Furtado (Alverca) e Luís Machado (Alcochete)

Projecto para o novo aeroporto juntou na Figueira da Foz responsáveis de Alverca, Santarém e Alcochete. O debate trouxe novidades, foi esclarecedor, teve críticas e elogios, e pela primeira vez discutiu-se o futuro aeroporto olhos nos olhos com os responsáveis dos três projectos de onde sairá, aparentemente, o que tem mais condições para ser escolhido. Projecto do Aeroporto de Lisboa em Santarém foi o mais elogiado na Figueira da Foz.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz reuniu três promotores de outros tantos projectos para o novo aeroporto internacional de Lisboa. Pedro Santana Lopes fez o convite e moderou o debate que teve uma boa plateia. Os oradores estiveram à altura e cada um apresentou os seus argumentos; ao contrário do que se espera sempre destes debates houve elogios mútuos entre os participantes, embora também algumas “farpas”, o que prova a diferença entre os três projectos em discussão: Alcochete, Santarém e Alverca.
José Furtado era “a carta fora do baralho”, uma vez que Alverca não está nas contas da CTI, a comissão independente nomeada pelo Governo que já escolheu os projectos candidatos e rejeitou Alverca. Só que os promotores do aeroporto em Alverca não desistem e em O MIRANTE estão as provas dessa luta nos vários artigos que temos vindo a publicar em nome da comissão promotora, mas assinados por José Furtado.

Continuar a ler

GENES EGOÍSTAS | Tiago Salazar

As turbas indignam-se por tudo e por nada. Por exemplo, o tratamento VIP de titulares de cargos públicos aos seus familiares e amizades. Onde há dinheiro há poder. São o roque e a amiga. Richard Dawkins escreve com propriedade sobre este aspecto da condição humana, como o fizeram Konrad Lorenz ou Darwin. No máximo do altruísmo, os clãs protegem-se. A política é a arte da mentira e da demagogia. A troca de favores nunca é inocente. Enoja, repugna? Não faríamos ou não fazemos todos coisas semelhantes se estivermos perante um pedido de auxílio?

Quem ajuda e mexe cordelinhos está a demonstrar poder sobre o outro. Mesmo o presente é uma forma de demonstrar esse poder. A arte do equilíbrio entre o dar e receber é de uma minoria de artistas e quem sabe se também esses não o fazem por egoísmo? Para serem reconhecidos como filantropos. Por ambição à posteridade. O princípio de fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem a nós aproxima-nos do civismo. Eu, por exemplo, agradeço ao Dawkins e muitos outros autores a generosidade de se darem ao trabalho de pensar e partilharem.