Pepe Escobar: Maravilhas da Ásia Central e a Grande Parceria Eurasiática / Yuliana Titaeva

O analista geopolítico e jornalista internacional brasileiro, Pepe Escobar, fala sobre o conceito da “Grande Eurásia”: * Integração eurasiática como expressão prática da geopolítica continental; * Crescimento econômico do Uzbequistão e do Cazaquistão; * O novo “grande jogo” na Ásia Central; * O papel da Rússia no processo de “integração de integrações” e no estabelecimento de uma nova ordem mundial. Além disso, neste episódio, há muitas informações interessantes sobre o passado e o presente da VDNKh, a principal exposição da União Soviética e Rússia.

Pepe Escobar: A igreja ortodoxa mais fabulosa da Rússia // Yuliana Titaeva. Legendas em português.

Construída em homenagem ao 75º aniversário da vitória do exército soviético sobre a Alemanha fascista, a catedral tornou-se um símbolo espiritual da Rússia, glorificando o maior triunfo da vida sobre a morte. Fatos interessantes: Os degraus da catedral são feitos a partir de armas de troféu derretidas da Wehrmacht! A arquitetura cativante da catedral é executada no estilo russo-bizantino; Dois níveis, altura de 96 metros, 5 cúpulas; 18 sinos, o peso do maior é de 18 toneladas; A área do complexo é de 11.000 metros quadrados. O templo tornou-se o mais caro da Rússia, com um orçamento total superior a 6 bilhões de rublos (mais de 66,5 milhões de dólares). Os portões monumentais principais do complexo ostentam o lema “Ninguém é esquecido, nada é esquecido”.

Glória e Tragédia de Gorbatchov | Diogo Freitas do Amaral

Gorbatchov não foi um pensador político original, mas antes um governante que procurou fazer— e conseguiu quase até ao fim — a primeira transição conhecida, na História, do maior Estado totalitário comunista de sempre para um Estado de Direito Democrático.

E conseguiu praticamente tudo, embora tenha sido apeado do Poder a poucos dias do triunfo final.

Democratizou a U.R.S.S., libertou a Europa de Leste e inspirou dezenas de países na África e na Ásia (entre os quais, todas as ex-colónias portuguesas que se tinham tornado independentes em 1974-75).