JACQUES DELORS NA HORA DO ADEUS

O socialista Jacques Delors, Presidente da Comissão Europeia entre 1985 e 1995, ficou associado a algumas das mudanças – do euro a Schengen, ao Erasmus – que levaram a uma União Europeia como a conhecemos hoje. Morreu esta quarta-feira aos 98 anos.

Jacques Delors. O Senhor Europa que perdeu a oportunidade de ser presidente de França.

© ARQUIVO DN | Helena Tecedeiro | 27 Dezembro 2023 — DN

Entre 1985 e 1995, nos dez anos em que presidiu à Comissão Europeia, Jacques Delors construiu os contornos da União Europeia como a conhecemos hoje. Criação do mercado único, assinatura dos Acordos de Schengen, Ato Único Europeu, lançamento do Programa Erasmus, reforma da Política Agrícola Comum, início da construção da União Económica e Monetária que lançou as bases para o euro, são muitos os legados do Senhor Europa, que morreu esta quarta-feira aos 98 anos.

Continuar a ler

“CRUCIFICAÇÃO DE SÃO PEDRO” de Caravaggio (Michelangelo Merisi)

Exposta na Capela Cerasi de Santa Maria del Popolo em Roma, onde está preservada juntamente com a “Conversão de São Paulo”. As duas obras foram encomendadas a Merisi pelo monsenhor Tiberio Cerasi em 1600.

Como no caso de São Paulo, a “Crucificação” é também uma segunda versão do trabalho encomendado. Ao contrário da “Conversão”, a tela original não sobreviveu ao tempo. A razão? Parece que as dimensões foram reduzidas ao trabalho que já tinha começado.

Continuar a ler

O QUE ACONTECEU COM OS 12 APÓSTOLOS? | in ESTUDOS HISTÓRICOS

Os doze apóstolos de Jesus foram escolhidos por ele para serem suas testemunhas e continuarem a sua missão de pregar o evangelho a todas as nações. Após a morte e ressurreição de Jesus, eles receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes e começaram a anunciar a boa nova em Jerusalém e em outras regiões. No entanto, eles também enfrentaram perseguições, prisões, torturas e martírios por causa da sua fé. Segundo algumas tradições, este foi o destino de cada um deles:

1 – Pedro: Era o líder dos apóstolos e o primeiro papa da Igreja. Ele pregou em Jerusalém, na Samaria, na Antioquia e em Roma. Foi preso e crucificado de cabeça para baixo por ordem do imperador Nero, por volta do ano 64 d.C. Seu túmulo está na Basílica de São Pedro, no Vaticano[^1^][1].

Continuar a ler