Olof Palme | Wikipédia | Social-Democracia

Olof Palme – tornou-se conhecido como um dos maiores exemplos da Social-Democracia Escandinava, tendo levado mais longe que qualquer outro político a ideia de conciliar uma economia de mercado com um estado social. Durante o seu governo, a Suécia gozou de uma forte economia e dos níveis de assistência social mais elevados no mundo.

Dizia-se que Palme teve um impacto profundo nas emoções das pessoas; era muito popular entre a esquerda, mas duramente detestado pela maioria dos liberais e conservadores. Isso deveu-se, em parte, às suas atividades internacionais, especialmente aquelas direcionadas contra a política externa dos Estados Unidos e da União Soviética, e em parte ao seu estilo de debate agressivo e franco.

Estado-social

Sob o mandato de Palme, assuntos relacionados com cuidados infantis, sistema de saúde público, segurança social, protecção da segurança dos idosos, acidente, e problemas habitacionais receberam atenção especial.

Sob Palme, o sistema de saúde público na Suécia tornou-se eficiente, com uma taxa de mortalidade infantil de 12 por cada 1000 nados vivos. Foi executado um ambicioso programa redistributivo, com ajuda especial prestada a deficientes, imigrantes, famílias com baixa renda, famílias monoparentais e idosos.

estado social da Suécia foi significativamente expandido a partir de uma posição que já era uma das mais abrangentes do mundo.

Conforme observado por Isabela Mares, durante a primeira metade dos anos setenta “o nível de benefícios proporcionado por todos os subsistemas do estado social melhorou significativamente”. Várias mudanças de política aumentaram a taxa básica de substituição de aposentadoria por idade, de 42% do salário médio em 1969 para 57%, enquanto uma reforma da saúde realizada em 1974 integrou todos os serviços de saúde e aumentou a taxa mínima de substituição de 64% para 90% de ganhos. Em 1974, foi estabelecida assistência suplementar ao desemprego, proporcionando benefícios aos trabalhadores inelegíveis para os benefícios existentes. Em 1971, a elegibilidade para pensões por invalidez foi ampliada, com maiores oportunidades para empregados com mais de 60 anos. Em 1974, o seguro odontológico universal foi introduzido e os benefícios anteriores à maternidade foram substituídos por um subsídio parental. Em 1974, os subsídios de habitação para famílias com crianças foram aumentados e estendidos a outros grupos de baixa renda. Os centros de assistência à infância também foram expandidos – sob Palme – e a tributação separada entre conjugues foi introduzida. O acesso a pensões para trabalhadores mais velhos com problemas de saúde foi liberalizado em 1970 e uma pensão de invalidez foi introduzida para trabalhadores desempregados mais velhos em 1972.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Olof_Palme

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.