A Turquia apresentou hoje o pedido de adesão aos BRICs, in Facebook, mural de Miguel Castelo Branco, 02-09-2024

A Turquia apresentou hoje o pedido de adesão aos BRICs. Fê-lo depois de esperar 63 anos (Portugal esperou 15), primeiro ao candidatar-se à então CEE, cumprindo todos os requisitos e, depois, aprofundando-os em quatro movimentos sucessivos de adesão à UE e à zona Euro.

Membro do G20, é a 18ª economia mundial, possui o segundo maior exército da NATO e é uma potência regional de assinalável influência no Cáucaso e no Médio-Oriente, ocupando geograficamente uma posição invejável de charneira entre a Europa e a Ásia.

A adesão aos BRICs é um sucesso para chineses e russos e uma limitação evidente para a UE e para a NATO, para além de fechar definitivamente o ferrolho do Mar Negro, convertendo-o num grande espaço da coligação euroasiática.

No quadro da nova Guerra Fria, tão insensatamente pedida pelos EUA e seus satélites europeus, a consolidação do bloco económico dos BRICs antecipa o aprofundamento de laços políticos e de defesa entre os seus membros e deixa antever o acesso livre do comércio russo e chinês ao Mediterrâneo e Mar Vermelho, bem como das marinhas respectivas armadas. Lentamente, o mundo pós-imperial de amanhã vai-se definindo perante os nossos olhos.

O Partido Social-Democrata (SPD), de Scholz, obteve 6,1% na Turíngia e 7,3% na Saxónia, enquanto o destino dos seus dois parceiros de coligação foi ainda pior, in DN/LUSA

A EUROPA E A SUA ATRAÇÃO PELO DESASTRE !!!

https://www.dn.pt/4347392609/amargos-e-preocupantes-chanceler-alemao-reage-a-resultados-da-extrema-direita-nas-eleicoes/

SOCIAL-DEMOCRACIA | Um espaço de liberdade