Zelensky’s Nightmare: Trump’s Plan Allows Russia to Keep Ukrainian Territory? | Times Now World, 09-11-2024

09/11/2024 US President Elections 2024 | With Donald Trump back in the White House, Ukrainian President Volodymyr Zelensky faces a new reality as U.S. foreign policy shifts dramatically. Trump’s proposed peace plan calls for an 800-mile demilitarized zone between Russia and Ukraine, patrolled solely by European forces, while allowing Russia to keep its territorial gains.

The plan also includes a 20-year freeze on Ukraine’s NATO ambitions, leaving Europe to bear the financial and military responsibility for the buffer zone. Russian officials have praised the shift, suggesting it’s time for the West to negotiate, while Zelensky warns that concessions to Moscow would be “suicidal for Europe.” As Trump’s “America First” approach pressures Europe to take the lead, Ukraine’s allies now face tough decisions that could reshape the future of Eastern European security.

Do ‘Relatório Draghi’, por António Rebelo de Sousa, 09-11-2024, in DN

Relatório Draghi constitui um documento de reflexão sobre a Europa de hoje e o futuro que se pretende para a Europa de amanhã.

Começa por um bom diagnóstico da situação de partida, concentrando-se, de seguida, no objectivo de redução do gap na inovação e no crescimento em relação aos EUA e à China, num Plano Conjunto para a Descarbonização e para a Competitividade, na indispensabilidade de se aumentar a segurança e reduzir dependências, na questão crucial do financiamento do investimento na Europa e no reforço da Governança Europeia.

Continuar a ler

A lição de Eça sobre a América, por Viriato Soromenho-Marques, 09-11-2024, in DN

Em 1866 fundeava no Tejo o couraçado de duas torres blindadas USS Miantonomah, comandado pelo almirante John Colt Beaumont. A sua missão era a de levar uma mensagem de saudações do presidente Andrew Johnson ao czar Alexandre II. No ano seguinte, os EUA comprariam à Rússia o vasto território do Alasca pela módica quantia de 7,2 milhões de dólares.

Este acontecimento inspirou ao jovem Eça de Queiroz a escrita de um breve artigo, tendo o nome do navio como título, publicado na Gazeta de Portugal, em 2 de dezembro desse ano. São de Eça algumas das mais profundas meditações sobre a América efetuadas em língua portuguesa. Elas foram, para mim, uma espécie de boia salva-vidas na corrente impetuosa de disparates que submergiram os canais televisivos na noite eleitoral da esmagadora vitória de Trump nas eleições norte-americanas.

Continuar a ler

Principais declarações do discurso do Presidente Vladimir Putin, 08-11-2024

Retirado do Facebook | Mural de Tita Alvarez

🇷🇺

▪️ Putin anunciou uma era de mudanças radicais e revolucionárias

▪️ Putin espera que os próximos 20 anos sejam mais difíceis

▪️ O mundo vive não apenas uma luta pelo poder, mas um choque dos próprios princípios das relações entre países e nações

▪️ Putin declarou a ameaça de a humanidade mergulhar num abismo de anarquia agressiva e na perda dos valores tradicionais

Continuar a ler