Trump deu uma “mão decisiva”. Biden parece “fora de tempo”. Mas houve uma colaboração “sem precedentes” no cessar-fogo no Médio Oriente, in CNN Portugal, 18-01-2025

No dia em que se celebrava aquele que pode ser o início do fim da guerra entre Israel e o Hamas, uma outra guerra surgia, desta vez nos Estados Unidos da América (EUA) mas, neste caso, uma guerra de palavras. Os protagonistas são o atual e o futuro presidente norte-americano, Joe Biden e Donald Trump. Em causa está quem foi mais decisivo para o acordo de cessar-fogo no Médio Oriente.

“Temos um acordo para os reféns no Médio Oriente. Vão ser libertados em breve. Obrigado!”, escrevia Donald Trump na sua rede social, a Truth Social, mesmo antes do ainda presidente dos EUA anunciar o plano de paz. O presidente eleito não perdeu tempo a agradecer a todos, afirmando que este resultado só foi alcançado graças aos resultados “históricos” das presidenciais de novembro de 2024, que lhe permitiram regressar à Casa Branca. 

Continuar a ler

𝐃𝐄𝐁𝐀𝐓𝐄 | 𝐀𝐥𝐭𝐞𝐫𝐚çã𝐨 𝐚𝐨 𝐑𝐉𝐈𝐆𝐓, Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, 𝟐𝟏 𝐝𝐞 𝐣𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟓 | 𝟏𝟖𝐡𝟎𝟎 | 𝐒𝐞𝐝𝐞 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐎𝐀, Travessa do Carvalho 23, Lisboa

Abertura

Avelino Oliveira

Arquiteto, Presidente da Ordem dos Arquitectos

Pedro Novo

Arquiteto, Presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo

Mesa Redonda

Carlos Correia Dias

Arquiteto Paisagista, Presidente da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas

Fernando Santo

Engenheiro, Ex Bastonário da Ordem dos Engenheiros (2004 a 2010), 

Ex Secretário de Estado (2011-2013)

Carlos Lobo

Advogado, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 

Ex Secretário de Estado (2008-2009)

Cristina Cavaco

Arquiteta, Professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Ex Subdiretora-Geral do Território DGT

Tiago Forjaz Trigueiros

Arquiteto, Diretor do Departamento de Planeamento Territorial e Urbano 

do Município de Sintra

Moderação

Rui Florentino

Arquiteto, Vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos

A OA vai organizar dois debates plurais, com a intervenção de diferentes personalidades de relevo nas áreas do ordenamento do território, do urbanismo e da habitação. O primeiro debate tem lugar no dia 21 de janeiro, na sede nacional da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, às 18 horas.

O  segundo debate realiza-se no dia 27 de janeiro, na sede da Secção Regional Norte, no Porto, também às 18 horas. 

𝐂𝐨𝐧𝐯𝐢𝐝𝐚-𝐬𝐞 à 𝐚𝐦𝐩𝐥𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚çã𝐨 𝐧𝐚 𝐝𝐢𝐬𝐜𝐮𝐬𝐬ã𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐢𝐩𝐥𝐨𝐦𝐚, 𝐝𝐞𝐜𝐨𝐫𝐫𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐚 𝐋𝐞𝐢 𝐝𝐞 𝐁𝐚𝐬𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐏𝐨𝐥í𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐏ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐥𝐨𝐬, 𝐝𝐞 𝐎𝐫𝐝𝐞𝐧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐓𝐞𝐫𝐫𝐢𝐭ó𝐫𝐢𝐨 𝐞 𝐝𝐞 𝐔𝐫𝐛𝐚𝐧𝐢𝐬𝐦𝐨.

+www.ordemdosarquitectos.org