FILOSOFIA DE BENTO DE ESPINOSA, 23-10-2023

A quem pretenda estudar a Filosofia de Bento de Espinosa recomendo vivamente este livro como introdução.

A sua obra máxima, genial a meu ver, titulada ÉTICA,  exige disponibilidade de tempo e capacidade para ler e reler. Não é fácil. Mas todos deviam estudar o pensamento Espinosiano.

Uma obra prima que nos ensina a ler corretamente o mundo e a existência.

DEUS SIVE NATURA = DEUS, ou seja, A NATUREZA

CLICAR em baixo

A revolução tecnológica pode destruir 50% dos empregos | Arlindo L. Oliveira in Diário de Notícias, 4 Agosto 2017

Além de presidente do Instituto Superior Técnico, Arlindo Oliveira é um especialista em Inteligência Artificial. Contesta a visão de Yuval Harari de que vamos ser escravos da tecnologia.

Antes de se iniciar a entrevista questiona-se o cientista, presidente do Instituto Superior Técnico e investigador da inteligência artificial, Arlindo Oliveira, sobre a inexistência de algumas palavras no índice onomástico do seu livro, The Digital Mind, publicado pela MIT Press. É o caso de “Deus”: “É um livro sobre ciência, o seu passado e futuro, por isso não lhe faço referência, nem vejo que tenha lugar nesta visão científica do mundo e do universo a palavra Deus. Uma constatação interessante, mas o livro reflete a minha visão.” Refere-se também que Bill Gates só tem uma citação enquanto Steve Jobs não aparece: “Jobs é um visionário interessante e mais atual do que Bill Gates. Este tem uma pequena referência por causa das questões da computação, e mudou mais o mundo do que Steve Jobs, mesmo que na componente do uso dia a dia e dos interfaces Jobs tenha tido uma palavra muito grande.” Questiona-se se Jobs é mais um arquiteto, a que responde: “Sim, um designer de produto. Em muitos aspetos mudou mais a vida das pessoas do que Gates, mas do ponto de vista do estabelecimento da computação como ciência e tecnologia não seria fácil aparecer outro Bill Gates enquanto Jobs seria substituível.” Ainda não ficou esgotado o tema das ausências no índice onomástico, pois também o cientista do cérebro António Damásio não é referido enquanto Ada Lovelace sim: “São diferentes. Lovelace teve um papel essencial numa fase muito inicial da computação, já Damásio trabalha numa área em que é um entre muitos que o fazem. Tem a visão importante de que as emoções desempenham um papel muito importante na inteligência e na capacidade de raciocinar mas não é o único a pensar assim. Portanto, não é uma peça indispensável para este conhecimento.”

Qual é o verdadeiro papel das emoções?

As emoções têm um papel essencial em quem somos e o que é o ser humano, daí a questão sobre se os computadores têm emoções ou não. Tendemos a dizer que há a emoção e há a razão, só que esta é uma visão muito simplista. As emoções têm uma componente de raciocínio e o raciocínio tem uma componente de emoção, por isso vejo a separação entre a razão e a emoção de forma diferente: são propriedades emergentes de um processo computacional muito complexo e que lamentavelmente não percebemos.

Continuar a ler

Inteligência Artificial | A opinião de Bill Gates

Bill Gates diz que a IA substituirá empregos humanos (incluindo médicos e professores) em apenas 10 anos.

Estamos prontos para um futuro sem trabalho?

Bill Gates prevê que a inteligência artificial transformará a força de trabalho na próxima década, substituindo humanos em muitos cargos essenciais, como médicos e professores.

Em entrevistas recentes, Gates descreveu um futuro de “inteligência gratuita”, onde conselhos médicos de qualidade e educação personalizada estarão amplamente disponíveis a baixo custo — ou até de graça — impulsionados totalmente por IA.

Continuar a ler

Coolest New Technologies of 2025 | “Scary future we are going to have, by 2050” (vcs)

20/01/2025 | The Coolest Gadgets Ever | This year’s tech unveils are redefining what’s possible, blending creativity and innovation to transform the way we live, work, and play. Get ready to explore gadgets that feel like they’ve stepped straight out of the future.

CLICAR PARA ABRIR

Continuar a ler