Carlos César sobre Barack Obama in “Facebook”

(…) Obama fez prova e defesa de que a política necessária não é a do desarme do Estado e dos cidadãos entregues a si próprios. (…) Obama fez, com lucidez e sentido de liderança, o discurso que a esquerda democrática europeia tem um estranho decoro em fazer. (…)

Barack Obama acaba de proferir mais um importante discurso no Estado da União.
Falou dos sucessos últimos da economia e dos factores de confiança nos EUA. Da necessidade dos compromissos políticos para superar e prevenir novas crises, proporcionar crescimento e empregos, apoiar a classe média e as pequenas e médias empresas.
Falou da prioridade em intervir para reforçar o sistema educativo e o apoio à investigação e à formação científica e tecnológica, em disseminar oportunidades, promover o humanismo, melhorar as práticas salariais públicas e privadas, integrar os imigrantes, ajudar os desempregados e, claro, proteger os doentes melhorando o acesso à assistência na saúde.
Falou, em concreto, sobre o que o Presidente, o Congresso e a Administração podem e devem fazer e onde agir com determinação e mais urgência.
Porém, num momento em que as funções dinâmicas do Estado, no fortalecimento económico e na protecção social, são menosprezadas e postas em causa pela direita retrógrada que está a pontuar o poder político europeu, a ênfase dada por Obama num sentido claramente inverso foi para mim, sem dúvida, uma das notas mais relevantes.
Obama fez prova e defesa de que a política necessária não é a do desarme do Estado e dos cidadãos entregues a si próprios. Mostrou que é preciso reconstruir e fortalecer o Estado útil, não só nas vertentes tradicionais americanas da defesa e da segurança internacional e do país como nas dimensões de regulação económica e da correcção das injustiças sociais.
Obama fez, com lucidez e sentido de liderança, o discurso que a esquerda democrática europeia tem um estranho decoro em fazer.
Ouvi-o até há pouco. É tarde. Vou dormir, imaginando que o meu país não é governado por Passos Coelho…

Carlos César

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.