26 de agosto de 55 AC | Júlio César invade a Grã-Bretanha. | in Presente de Grego

É a primeira de duas invasões cesarianas da Grã-Bretanha. Mas César não conseguirá, apesar das vitórias, torná-la província: terá de lidar com as revoltas na Gália continental. Somente Cláudio reduzirá a Grã-Bretanha a uma província real. César, Cláudio e mais tarde os normandos de Guilherme, o Conquistador, serão os únicos invasores bem-sucedidos da Ilha Britânica. E tanto os romanos como os normandos moldarão a cultura inglesa: embora o inglês seja uma língua germânica, a contribuição do latim e do francês será decisiva.

Há algum tempo, alguns professores de inglês tentaram reconstruir a língua inglesa original removendo qualquer contribuição do latim. O resultado foi algo extremamente distorcido do inglês tal como o conhecemos, não apenas no vocabulário, mas também na gramática e na estrutura. Sem mencionar que o primeiro grande herói britânico, Arthur, foi um comandante romano (possivelmente Aurélio Ambrósio) que derrubou os saxões. No entanto, as expedições de César à Grã-Bretanha impressionaram os contemporâneos. Naquela época, era como ir à lua.

Até Catulo, que nunca foi gentil com César, o chama de Magno naquela ocasião.

A Grã-Bretanha era uma ilha remota e selvagem, se você tivesse dito a um contemporâneo de César que aquela ilha se tornaria o centro do maior império da história, ele teria rido na sua cara.

Retirado do Facebook | Mural de Presente de Grego

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.