3.ª Conferência-Modo de Transporte Aéreo Eficiência e Transição Energética | Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros | 26 de Outubro de 2023, 14 horas.

Ao longo de 2023, ano que a Ordem dos Engenheiros dedica à temática da Energia e do Clima, a Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) tem vindo a organizar um ciclo de Conferências, com o objetivo de divulgar e debater temas relevantes da realidade atual e perspectivas futuras nos modos de transporte marítimo, ferroviário, aéreo e rodoviário pesado.

Tendo em vista uma atividade de transporte cada vez mais sustentável, descarbonizada e energeticamente eficiente, dar-se-á particular relevo às medidas de eficiência energética e aos projetos de transição energética, com implicações na operacionalidade, na competitividade económica, no impacte ambiental (poluição; emissões de CO2 equivalente /descarbonização) e no aprovisionamento de energia, a nível global. 

A transição energética, associada à redução da dependência do petróleo e a uma crescente diversificação das fontes de energia, requer não só a disponibilidade de combustíveis/energia renováveis a um preço competitivo, mas também inovações e desenvolvimentos de (novas) tecnologias de propulsão. Será, por isso, gradual e multifacetada, com particularidades próprias em cada modo de transporte, necessitando de tempo, pesquisa, incentivos públicos e investimentos significativos.

Por outro lado, a eficiência energética tem um papel complementar e a grande vantagem de permitir um rápido contributo para a redução do consumo de energia, ao longo da cadeia de valor. Para poder ser eficaz, é fundamental uma interação dos aspetos tecnológicos e comportamentais com a gestão da atividade de transporte.

PROGRAMA

14h00

Receção dos Participantes

14h30

Sessão de Abertura

Tânia Cardoso Simões, Presidente da ANAC 

António L. Macedo, Coordenador da CETVC

Fernando Almeida Santos, Bastonário da OE

1.ª Parte – Moderador: Jorge F. Nabais, CETVC

14h45

“Outlook” do Transporte Aéreo

Enrique Garcia, Ass. Director Intelligence & Strategy  Development  Europe, IATA

15h15

Tecnologia dos Aviões Turbo – Hélice e a Jato

Rotas  Regionais  –  Nova  Geração (Jet A1; SAF)

Ricardo Reis, PhD Engineer  RD  Systems  Engineering,  EMBRAER

15h45

Gestão de Energia na Atividade de Transporte Aéreo

Ótica do Gestor de Infraestrutura e do Operador

Andreia Ramos, Head of Sustainability, ANA

Maria João Calha, Sustainability Manager, TAP

Carlos Figueiredo, Director of Innovation, TAP

16h30

Coffee-Break

2.ª Parte – Moderador : Artur Bivar, CETVC

16h55

Controlo do Espaço e Tráfego Aéreo

Ana Lima, CTA Responsável do Tráfego de Lisboa, NAV PORTUGAL

17h15

Tecnologia dos Aviões a Jato

Longo Curso – Nova  Geração (Jet A1; SAF)

AIRBUS *  

17h45

Projeto de Conceção de Aeronaves Sustentáveis

Propulsões / Energia; Aerodinâmica ; Estruturas

Frederico Afonso, Ass. Prof. PhD in Aerospace Engineering, IDMEC/ IST

18h15

Debate

18h30

Sessão de Encerramento

Fernando Almeida Santos, Bastonário da OE

Tânia Cardoso Simões, Presidente da ANAC

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.