A Velhice | Simone de Beauvoir

O ensaio de Simone de Beauvoir publicado em 1970 e intitulado “A velhice” é simétrico ao “Segundo sexo” em ambos os casos. Simone de Beauvoir passa de um questionamento de si mesma para a questão mais geral sobre o que significa “ser velho” e o lugar da velhice na nossas sociedades. Ela analisa, abre debates, explora a história e dá exemplos. Para ela, a situação desigual dos idosos advém das desigualdades sociais e econômicas. “Antes de cair sobre nós, a velhice é algo que só diz respeito aos outros”, escreve também.

No outono de 1974, Simone de Beauvoir também participou do filme de Marianne Ahrne, Promenade au Pays de la Vieillesse.

Spinoza. Wittgenstein. Freud. Um olhar em perspetiva | Marcos Bazmandegan

Ler Spinoza à luz de Wittgenstein: a grande questão de Wittgenstein pela existência de uma ordem a priori na natureza e se sim, qual. Todo o questionamento sobre a linguagem visava responder a esta pergunta. E a conclusão de que estamos presos à linguagem, que ela é miragem que nos possibilita conceber o inexistente, questionar pelo inquestionável. Wittgenstein deixa-nos uma chave de leitura para todas as proposições da Ética de Spinoza. Eis um caminho infindável de análise. Outro: Freud e o método psicanalítico. Outra chave, uma chave mestra. Com ela podemos ler o Spinoza e também o Spinoza lido depois de Wittgenstein, porque também podemos analisar Wittgenstein através dos olhos de Freud. E depois, analisar Freud e analisar a própria psicanálise freudiana à luz das suas relações com Deus, o judaísmo e o pai e voltar a Spinoza.

E se deitássemos Spinoza no divã de Freud? E se interpretássemos a sua vida e pensamento à luz do método psicanalítico? Qual seria uma possível leitura psicanalítica do seu Deus sive Natura, quando sabemos que Deus está relacionado com a figura paterna e a Natureza com a materna? Como compreender a rutura com o Judaísmo após a morte do seu pai e qual o impacto que a morte prematura da mãe teve no relacionamento com o feminino, na sua vida e na sua obra? Como compreender a sua atividade filosófica e a última parte da Ética através do conceito de sublimação? Como olhar para a Ética à luz do conflito interior paterno/materno e masculino/feminino?

Marcos Bazmandegan | 27-10-2023