“Provavelmente não haverá um avanço profundo e bonito”: há um documento que contém confissões profundas do principal general ucraniano – que teme uma “armadilha”

Os riscos para a Ucrânia “são enormes”. A natureza da guerra está a mudar e o principal general ucraniano, Valerii Zaluzhnyi, alerta que chegámos “a uma nova fase” que pode rapidamente transformar-se “numa armadilha” e favorecer a Rússia. Num documento intitulado “Guerra Posicional Moderna e Como a Ganhar”, publicado pela revista Economist, o líder do exército ucraniano explica o impasse a que a guerra chegou e as cincos ações que são necessárias para recuperar o território ocupado pelo exército russo.

“Tal como na primeira guerra mundial, atingimos um nível tecnológico que nos coloca num impasse. Provavelmente não haverá um avanço profundo e bonito”, diz Zaluzhnyi na Economist.

Continuar a ler

Perante o horror, o silêncio de Deus | por Anselmo Borges, in DN 04-11-2023

Actualmente, porque, com a televisão, temos acesso às imagens, talvez seja sobretudo perante os horrores das guerras que se pode ficar estarrecido perante o silêncio de Deus. São bombardeamentos que não deixam pedra sobre pedra, que matam indiscriminadamente homens, mulheres, crianças, e ficamos esmagados sobretudo pela dor, o clamor, as lágrimas, a desorientação das crianças inocentes. Onde está Deus?

Joseph Ratzinger, chamado aos 17 anos para o serviço militar do Reich, foi desertor e prisioneiro dos americanos. Já Papa Bento XVI, como já aqui escrevi, esteve em Auschwitz e fez um discurso dramático e deveras emocionante: “Tomar a palavra neste lugar de horror, de crimes contra Deus e contra o ser-humano sem precedentes na História, é quase impossível, e é particularmente difícil e deprimente para um cristão, para um Papa que procede da Alemanha. Num lugar como este faltam as palavras; no fundo, só há espaço para um atónito silêncio, um silêncio que é um grito interior para Deus: Por que te calaste? Por que quiseste tolerar tudo isto? Onde estava Deus nesses dias? Por que se calou?”

Continuar a ler