‘Desjardim’, um romance neopicaresco | Silas Corrêa Leite | por Adelto Gonçalves 

Nova obra de Silas Corrêa Leite traz um personagem que lembra Lazarillo do Tormes e Guzmán de Alfarache

                 I
             Autor de vastíssima obra, Silas Corrêa Leite (1952) volta a publicar e contempla agora leitores com um romance que pode ser considerado não só uma parábola da condição humana como um genuíno exemplo de literatura neopicaresca brasileira, vertente literária assim nomeada pelo escritor argentino-brasileiro Mario Miguel González (1937-2013), que foi professor de Literaturas Espanhola e Hispano-americana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), e  mestre de gerações de hispanistas e professores de espanhol. 

Continuar a ler

7. Caravaggio: His life and style in three paintings | National Gallery

Curator of Later Italian, Spanish, and French 17th-century Paintings, Letizia Treves, guides you through the tumultuous life of Caravaggio. She looks at how his innovative style developed from a focus on nature and expression in his early works to the sophistication of his mature works.

A ANA é filha única, precisa de uma irmã | Daniel Deusdado | 17-12-2023 in DN

Os lisboetas querem mesmo demolir o Aeroporto Humberto Delgado? Nenhuma Comissão Técnica Independente, nenhum Governo, nenhuma câmara respondeu a isso.

Muitos defensores das boas contas do Estado resolveram mudar de padrão e embarcaram na palavra do momento: chega. “Chega de 50 anos de discussão sobre a localização do novo aeroporto.” Seja qual for a opção ou o custo. E isto, apesar de não termos ouvido uma única vez, nem Medina, nem Moedas defenderem o fim da Portela. Os lisboetas querem mesmo demolir o Aeroporto Humberto Delgado? Nenhuma Comissão Técnica Independente (CTI), nenhum Governo, nenhuma câmara respondeu a isso. E não seria coisa de somenos ter-se começado por aqui.

Claro que a ANA-Vinci se focou numa solução muito simples para alargar o número de voos: o Montijo. Porque, apesar de ser um péssimo local – pela presença de tantas aves -, fazia o dois-em-um: baixo investimento e muitos milhões em portagens na Ponte Vasco da Gama (que também é Vinci).

Continuar a ler