Somos um País historicamente sem qualquer cultura democrática | António Campos

Mário Soares sabia-o e conhecia a nossa longa história antidemocrática como ninguém.

A sua principal preocupação política era como consolidar a Democracia, num País sem cultura democrática.

No dia 28 de Abril de 1974 ,após a sua chegada do exílio, com Tito de Morais e Ramos da Costa, na reunião em casa de Salgado Zenha, a principal discussão política era como se iam conseguir eleições livres e democráticas.

O primeiro líder político estrangeiro a visitar Portugal, após o 25 de Abril, foi o seu amigo Mitterrand.

A visita começou por Coimbra e no almoço nos jardins da manga assisti a uma discussão,em que o Miterrand dizia para o Mário Soares que se fosse eleito Presidente da República em França faria uma aliança com o Partido Comunista para o obrigar a deixar de ser um partido de protesto e Mário Soares dizia-lhe que em Portugal tinha de fazer o contrário,porque precisava de um Partido Comunista forte de protesto e nas ruas para ajudarem a direita a democratizar-se.

O Álvaro Cunhal considerou sempre como o seu principal adversário político o Partido Socialista e Mário Soares.

Quando em 25 de Novembro de 1975 o Álvaro Cunhal foi derrotado,eu estava no COPCON e quando o Otelo o abandonou e o Vasco Lourenço tomou o comando definitivo da região militar de Lisboa e fui ter com Mário Soares a sua principal preocupação política foi telefonar ao Melo Antunes,o ideólogo político dos militares do grupo dos nove para defenderem o PCP de qualquer represália.

Recordo quando o Mário Soares me disse vamos fazer um governo de coligação com o CDS e formar o segundo governo constitucional e segurar ali a direita mais radical e eu protestar de como ia convencer os militantes,dado que era o responsável pela organização a nível nacional do PS.

Ao protesto ele respondeu-me que me ia dar uma ajudinha.

Diz-me convocamos aqui para a rua da Emenda,sede nessa altura do PS,os dirigentes do GIS e do MES e informo-os de que precisamos um guarde chuva político á esquerda e ou se inscrevem agora no PS ou enquanto eu poder nunca cá entrarão.

Reunião convocada com Jorge Sampaio,Galvão Teles,Brederode Santos etc.e ultimato de Mário Soares têm 15 dias para se inscreverem como militantes do PS ,porque preciso de um guarda chuva político á esquerda,pois vou formar um governo com o CDS.

Eles inscreveram-se no PS e formou-se o segundo governo constitucional,que criou a maior reforma social da Democracia o Serviço Nacional de Saúde,estabilizou-se politicamente o Alentejo com a anarquia da reforma agrária e o Freitas do Amaral,Adriano Moreira etc deixaram-nos infelizmente como bons democratas.

Hoje quando comemoramos os 50 anos de Liberdade,que tanto nos custou a conquistar,o PCP e o CDS desapareceram politicamente e nasce um  partido político de protesto da extrema-direita,contra a Constituição e a Democracia.e já largamente infiltrado nas instituições democráticas que tanto nos custaram a conquistar.

É só para conhecerem a história de quem teve o privilégio único,discutir fundação,organização,Liberdade ,Solidariedade e consolidação da Democracia com Mário Soares e milhares e milhares de militantes do Partido Socialista para podermos ainda comemorar os 50 anos de Liberdade e Democracia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.