AVIÃO SUECO DE VIGILÂNCIA NA UCRÂNIA SIGNIFICARÁ ENTRADA ABERTA DA NATO NO CONFLITO | Carlos Fino citando TIM MARTIN

A Suécia fornecerá aeronaves de vigilância ASC 890 à Ucrânia e lançará o maior pacote de ajuda.

O Ministério da Defesa sueco disse que a aeronave de vigilância oferecerá à Ucrânia “uma capacidade inteiramente nova de reconhecimento de radar aerotransportado e controle de combate contra alvos no ar e no mar”.

Por TIM MARTIN, em 29 de maio de 2024

A Suécia deve fornecer à Ucrânia duas aeronaves aerotransportadas de alerta e controle antecipado ASC 890 (Foto: Ministério da Defesa sueco)

BELFAST — Pela primeira vez, a Suécia fornecerá à Ucrânia duas aeronaves ASC 890 de alerta e controle aéreo antecipado (AEW&C) como parte de um novo pacote de ajuda militar de SEK 13,3 bilhões (US$ 1,25 bilhão), o maior do país nórdico até o momento.

Numa declaração traduzida hoje, o Ministério da Defesa sueco disse que a aeronave de vigilância fabricada pela Saab oferecerá à Ucrânia “uma capacidade inteiramente nova para reconhecimento de radar aerotransportado e controle de combate contra alvos no ar e no mar” e fortalecerá a detecção de longo alcance de Kiev e capacidades de segmentação.

A Rússia continua a bombardear a Ucrânia com ataques de mísseis balísticos, de cruzeiro e de drones, com Kharkiv, em particular, a sofrer ataques contínuos.

As aeronaves ASC 890, conhecidas pela Saab como 340, são equipadas com radares Erieye, baseados na tecnologia Active Electronically Scanned Array (AESA) e podem ser operados para detectar e rastrear alvos “rapidamente, com alta precisão e alta taxa de atualização”, segundo à literatura da empresa Saab .

Para compensar o seu próprio “declínio temporário” na capacidade AEW&C assim que os ASC 890 forem entregues, Estocolmo também disse que irá adquirir uma plataforma Saab GlobalEye adicional – totalizando três – e antecipar a entrega das duas unidades já encomendadas. Um primeiro avião está programado para entrega em 2027, embora uma nova data não tenha sido divulgada especificamente.

Imagem principal da Maximus

REDES E GUERRA DIGITAL, PATROCINADAS

As operações de vários domínios começam com segurança e interoperabilidade na nuvem

O MDO requer operações no limite tático e a nuvem é o transporte que torna isso possível.

QUEBRAR A DEFESA

“Tomamos nota da declaração do governo sueco sobre o avanço do pedido da GlobalEye que a Saab recebeu em junho de 2022, bem como seu interesse declarado em encomendar uma terceira aeronave”, disse o fabricante em comunicado. “Neste momento não recebemos um pedido de um terceiro GlobalEye da Suécia. As entregas das duas aeronaves GlobalEye encomendadas anteriormente estão atualmente em andamento e temos um diálogo próximo com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) sobre a melhor forma de atender às suas necessidades.”

A Suécia não informou quando as aeronaves ASC 890 serão entregues à Ucrânia, mas elas serão implantadas ao lado dos caças F-16 de quarta geração, que serão fornecidos pela Bélgica, Dinamarca, Noruega e Holanda, em apoio a um coalizão de capacidade da força aérea para a Ucrânia.

Pal Jonson, Ministro da Defesa da Suécia, disse hoje à imprensa que, após “intensas discussões” com os países da coalizão, foi decidido que o fornecimento da aeronave ASC 890 “teria o maior impacto na defesa aérea ucraniana”, de acordo com um relatório da Bloomberg .

A Suécia até agora se recusou a enviar caças Saab Gripen C/D, mas Jonson teria dito à agência de notícias sueca TT na terça-feira que havia sido aconselhado por países da coalizão a esperar para que a Ucrânia pudesse se concentrar na introdução do F-16.

Bandeira Vermelha 20-1

Recomendado

AFRL busca sensores ISR ‘avançados’, inclusive para alvos móveis

No âmbito do programa de Sistemas de RF Aplicados de Ciência e Tecnologia, estimado em um custo total de quase US$ 95 milhões ao longo de seis anos, a AFRL pretende conceder até três contratos de entrega indefinida e quantidade indefinida.

Por THERESA HITCHENS

“Estou muito impressionado com a forma como a Ucrânia se defendeu contra a agressão russa, e a Suécia, como nação, dá-nos muito apoio. Estamos a enviar muito equipamento, incluindo armas”, disse Tommy Petersson, vice-comandante da Força Aérea Sueca, aos jornalistas na semana passada. .

Ele disse que seria uma “decisão política” fornecer jatos Gripen à Ucrânia, mas observou que a mudança seria viável e que a Suécia tem uma “tradição de longa data” de exportação da aeronave.

Jonson também observou no X (anteriormente Twitter) que a Agência de Investigação de Defesa da Suécia será “encarregada” de apoiar a Ucrânia na criação do seu próprio instituto de investigação de defesa.

O mais recente pacote de ajuda da Suécia à Ucrânia também cobre o fornecimento de todos os veículos blindados de transporte de pessoal PBV 302 do país para que Kiev possa reconstruir pontes danificadas, mísseis ar-ar avançados de médio alcance (AMRAAM) fabricados nos EUA e “recursos” para manter fornecidos anteriormente. equipamento.

Numa publicação no X, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, saudou as novas armas suecas e disse que são “críticas para os nossos guerreiros”.

Desde o início da guerra contra a Rússia, Estocolmo forneceu 43,5 mil milhões de coroas suecas (4 mil milhões de dólares) em ajuda militar e apoio à Ucrânia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.