Gilles Deleuze é o maior e o mais ousado dos spinozistas, por Marcos Bazmandegan.

Gilles Deleuze é, no meu entender, o maior e o mais ousado dos spinozistas. O seu comentário à obra de Spinoza excede qualquer comentário, porque vai além do texto, dos limites do texto, para encontrar o espírito de Spinoza em cada temática, trazendo-o para o presente.

A sua leitura de Spinoza foi criticada e contestada por alguns. Por sair do texto, por reaproveitar o texto, por dizer-se através do texto. Críticas de um rigor letal, museológico, sem vida. Requiescant in pace.

Ler ou ouvir as suas aulas sobre Spinoza é qualquer coisa de extraordinário, um modo tão diferente de se fazer filosofia, que até nos surpreendemos quando descobrimos que a Filosofia faz-se assim.

Quem não leu as suas obras sobre Spinoza ou as suas aulas, tem de Spinoza uma imagem mais pobre. É certo. Por isso é preciso ler, tempo para ler, disponibilidade para ler. Ficar.

Spinoza e nós, entre nós, connosco. A potência de um pensamento que, a cada momento, permite-nos uma leitura diferente do mundo.

Nana Mouskouri at the BBC 1963 1986

Este vídeo, em que Nana canta várias canções em dueto, é uma obra-prima do bom-gosto. Uma hora de encantamento. Ora oiçam.

Vejam aos 30 minutos Nana Mouskouri com Demis Roussos

Iōánna Moúschouri Embaixador(a) da boa vontade da UNICEF (em grego: Ιωάννα Μούσχουρη; ChaniaIlha de Creta13 de outubro de 1934), mundialmente conhecida como Nana Mouskouri (Nάνα Μούσχουρη), é uma cantoraativista política e pacifista grega. Foi deputada da Grécia no Parlamento Europeu, de 1994 a 1999, através do Nova Democracia, o principal partido político de centro-direita de seu país. Desde a infância é chamada pela alcunha de “Nána” pelos seus familiares e amigos.

Portugal é o país da UE onde a falta de acesso à habitação mais se agrava | Preços das casas na zona euro caem pela primeira vez desde 2013. Portugal contraria com uma das maiores subidas

In Jornal Público, 25-06-2023

Portugal é o país da UE onde a falta de acesso à habitação mais se agrava
Desde 2015, o esforço das famílias portuguesas para adquirir um imóvel, tendo em conta os seus rendimentos, aumentou mais de 50%, o maior agravamento entre os países da União Europeia.

Pela primeira vez em dez anos, os preços das casas caíram na União Europeia e na zona euro. Portugal fugiu a este movimento e registou a terceira maior subida de preços entre os países da moeda única.

https://www.publico.pt/2024/04/04/economia/noticia/precos-casas-zona-euro-caem-primeira-desde-2013-portugal-contraria-maiores-subidas-2085870

Finalmente | “Julian Assange chega a acordo com EUA e sai da prisão, in Expresso”

O acordo entre os Estados Unidos e o fundador do Wikileaks ainda não foi formalmente finalizado, mas Julian Assange deverá comparecer no tribunal das Ilhas Marianas, onde se irá declarar culpado de crime de conspiração para obter e divulgar ilegalmente informações confidenciais da defesa nacional dos Estados Unidos

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, aceitou declarar-se culpado de conspiração para obter e divulgar ilegalmente informações confidenciais, num acordo com a justiça dos EUA, e já saiu da prisão, disse esta terça-feira o portal.

Continuar a ler