BANCO MUNDIAL ELEVA CLASSIFICAÇÃO DA RÚSSIA PARA “PAÍS DE ALTO RENDIMENTO” 

A classificação anual do rendimento nacional do Banco Mundial, divulgada segunda-feira, elevou a posição da Rússia da categoria “média alta” para a categoria “alta”, graças à força do seu crescimento económico.

O banco mede o rendimento nacional bruto (RNB) com base num método que remonta a 1989 e actualiza as suas classificações todos os dias 1 de Julho, com base no RNB per capita do ano civil anterior. A receita é medida nem dólares norte-americanos.

“A actividade económica na Rússia foi influenciada por um grande aumento na actividade militar em 2023, enquanto o crescimento também foi impulsionado por uma recuperação no comércio (+6,8%), sector financeiro (+8,7%) e  construção (+6,6%) “, pode ler-se em postagem do Banco Mundial.

“Esses fatores levaram a aumentos no PIB real (3,6%) e nominal (10,9%), e o RNB per capita do Atlas da Rússia cresceu 11,2%”, acrescentou o banco.

Continuar a ler

Raquel Naveira: uma viagem ao mundo guarani, por Adelto Gonçalves

Em novo livro, a autora recupera suas vivências com a herança indígena no Mato Grosso do Sul e no Paraguai.  
             I

Depois de lançar em 2021 Manacá, livro de crônicas em que mescla tradição e modernidade, a professora sul-matogrossense Raquel Naveira volta ao mercado com Mundo Guarani  Fragmento de uma alma da fronteira (São Paulo, Minotauro/Editora Almedina Brasil, 2023), obra de memória que está entre a crônica, a novela e o romance e obteve o Prêmio João do Rio, da União Brasileira de Escritores (UBE), do Rio de Janeiro.

Continuar a ler

União Europeia: à deriva entre duas ilusões, por Viriato Soromenho-Marques,10-06-2024, in DN

“Por outro lado, também não foram Governos populistas que arrastaram a UE para a perigosa subordinação à NATO e aos EUA, numa guerra, que segundo inquérito recente do Institute of Global Affairs, de Nova Iorque, conta com a oposição esmagadora de europeus e norte-americanos.”

Tudo indica que as forças do nacionalismo e populismo extremos terão um significativo ganho relativo de deputados no Parlamento Europeu (PE) em 2024. Contudo, já nas eleições de 2014, a mesma corrente política obteve triunfos substanciais. Basta recordar a vitória da Frente Nacional (hoje, Reagrupamento Nacional-RN) de Marine Le Pen, ou o sucesso de Nigel Farage, com o seu UKIP, que seria o instrumento fundamental para o Brexit em 2016.

Continuar a ler

Carl Sagan – Deus se Aposentou?

25/05/2024 | Você já parou para considerar a verdadeira natureza da crença e sua influência em nossa percepção da realidade? Carl Sagan nos desafia com uma afirmação intrigante: “Deus é um Rei que nada faz, Deus criou o universo e se aposentou.” Esta observação instigante nos leva a questionar os fundamentos da crença, da dúvida e da compreensão humana, lançando luz sobre a interseção entre fé, razão e existência. Como essa afirmação nos desafia a repensar não apenas o papel da crença em nossa vida, mas também sua validade como base para a compreensão do mundo ao nosso redor?