FINANCIAL TIMES PUBLICA CARTA-APELO À PAZ NA UCRÂNIA, “ANTES QUE SEJA TARDE” 

Carta: Façam a paz na Ucrânia antes que seja tarde demais | Lord Skidelsky e outros

Os últimos ganhos militares da Rússia na região de Donetsk ( Relatório , 5 de julho) reforçam o caso para uma solução negociada da guerra na Ucrânia. 

Os EUA e seus aliados apoiam o principal objetivo de guerra da Ucrânia, que é um regresso às fronteiras de 2014, ou seja, a expulsão da Rússia da Crimeia e do Donbas. Mas todos os analistas informados concordam que, a menos que haja uma escalada séria da guerra, o resultado mais provável será um impasse continuado no terreno, com possibilidade considerável de uma vitória russa.

Esta conclusão aponta para a desejabilidade, até mesmo urgência, de uma paz negociada, não menos importante para o bem da própria Ucrânia. 

A relutância do ocidente oficial em aceitar uma paz negociada assenta na crença de que qualquer coisa aquém de uma vitória ucraniana completa permitiria a Putin “sair impune”.

Mas isso ignora de longe o resultado mais importante da guerra até agora: que a Ucrânia lutou por sua independência e a venceu — como a Finlândia fez em 1939-40. Algumas concessões territoriais pareceriam um pequeno preço a pagar pela realidade, em vez da aparência, da independência.

Se uma paz baseada aproximadamente na atual divisão de forças na Ucrânia é inevitável, é imoral não tentar obtê-la agora.

Washington deve iniciar negociações com Moscovo sobre um novo pacto de segurança que salvaguardaria os interesses legítimos de segurança da Ucrânia e da Rússia. O anúncio dessas negociações deve ser imediatamente seguido por um cessar-fogo por tempo limitado na Ucrânia. O cessar-fogo permitiria que os líderes russos e ucranianos negociassem de forma realista e construtiva.

Instamos os líderes mundiais a iniciar ou apoiar tal iniciativa. 

Quanto mais a guerra continuar, mais território a Ucrânia provavelmente perderá, e mais a pressão para a escalada até o nível nuclear provavelmente crescerá. 

Quanto mais cedo a paz for negociada, mais vidas serão salvas, mais cedo a reconstrução da Ucrânia começará e mais rapidamente o mundo poderá ser retirado do abismo muito perigoso em que se encontra atualmente.

Lord Skidelsky

Professor Emérito em economia política Universidade de Warwick

Sir Anthony Brenton

Embaixador Britânico na Rússia (2004-2008)

Thomas Fazi

Jornalista, autor, colunista do UnHerd

Anatol Lieven

Membro Sênior, Instituto Quincy para Estadismo Responsável

Jack Matlock

Embaixador dos EUA na URSS (1987-1991)

Ian Proud

Embaixada Britânica em Moscovo (2014-2019)

Richard Sakwa

Professor Emérito de Política Russa e Europeia, Universidade de Kent

Christopher Granville

Embaixada Britânica, Moscovo (1991-1995)

Retirado do Facebook | Mural de Carlos Fino

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.