Poder, Solidão, Amargura, por Manuel S. Fonseca

Salazar é, mãos dadas com Cunhal e Mário Soares, uma das figuras do século XX português que mais me fascina.

Toda a minha infância, adolescência, começo da idade adulta foi marcada, nos meus anseios, na minha educação, na escassa economia familiar dos meus pais, pela acção política de Salazar. Salazar entrou na minha vida, como na vida de milhões de portugueses, sem pedir licença. Ao longo de quase cinco décadas, de 1928 a 1970, Salazar exerceu um poder autocrático que influenciou os costumes, o bem-estar, o pensamento, as liberdades, ou seja, a vida de cada um dos portugueses, mesmo dos que se exilaram ou emigraram.

Continuar a ler

VamoLáVer | Direita em maioria ligeira nos colunistas de imprensa diária

Primeira parte deste estudo inovador revela o viés político dos artigos de 99 colunistas que escrevem regularmente sobre política em seis jornais diários e em linha.

Este é o quinto Especial VLV. Depois de quatro sobre os protagonistas, desta vez debruçamo-nos sobre os seus avaliadores, críticos ou elogiosos. Das edições online de seis jornais, seleccionámos 99 colunistas, reunimos os seus textos de análise política mais recentes e, com recurso a um método nunca usado em Portugal, classificámos cada autor com base na análise de conteúdo dos seus textos. O resultado é decomposto num quadro que vai da esquerda à direita passando por centro esquerda, centro e centro direita.

https://vamolaver.substack.com/