Bertrand Editora | «O Julgamento de Espinosa», nas livrarias a 16 de Janeiro 2025

Sinopse | Amesterdão, 1656. Na sinagoga da comunidade hispano-portuguesa, transformada em tribunal, um homem muito jovem é julgado por «atos monstruosos e heresias horríveis». Corre o risco de ser exilado para toda a vida.
Como é que o homem que todos viam como um sábio prematuro e futuro rabino acabou assim? Que encontros o desviaram do caminho que lhe havia sido traçado? Qual foi o seu percurso partindo de um Deus que castiga para um Deus que, tendo tudo e sendo tudo, nada exige?
Neste romance fascinante, que nos faz mergulhar no coração do debate precursor do Século das Luzes, Jacques Schecroun imagina os acontecimentos que marcaram uma viragem importante na vida de Espinosa. O julgamento a que o filósofo foi submetido sublinha, ainda hoje, a modernidade do seu pensamento e a atualidade da questão da liberdade de expressão.

Sobre o autor
Antigo advogado, Jacques Schecroun foi também cofundador da École Européenne des Philosophies et Psychothérapie Appliquées (EEPA). Foi ainda Secretário-Geral da Sigmund Freud Private University (SFUParis). Nos últimos quinze anos, tem-se dedicado à escrita. Autor de Et si la vie voulait le meilleur pournous ?, Une autre façon d’aimer e de Pardonne, aime et revis, publicou na editora francesa Albin Michel. La lumineuse histoire du Prince qui manquait de tout, Le Procès de Spinoza e ainda Le Procès de Jésus. Vive em Paris.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.