Putin felicita Trump antes da tomada de posse, in RTP, 20-01-2025

Vladimir Putin, reunido com os ministros do Governo russo, garantiu que Moscovo está aberto para dialogar com a nova administração norte-americana.Sobre a guerra na Ucrânia, o líder russo quer uma paz duradoura, mas assegura que vai lutar pelos interesses da Rússia.

Para além da guerra na Ucrânia, Putin falou ainda sobre o controlo de armas nucleares e garantiu que Moscovo está disponível para discutir o tema com Trump. Em causa está o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (ou Novo START) que expira em fevereiro de 2026. Este é o último pilar do controlo de armas nucleares entre os Estados Unidos e a Rússia.

Continuar a ler

Pequim “sem medo” de Donald Trump, que garante: “Presidente Xi e eu faremos o possível para tornar o mundo mais pacífico e seguro”, in Expresso, 20-01-2025

Tom do Presidente eleito dos Estados Unidos já não é tão agressivo em relação à China. Há temas globais em que convergem e os elogios do regime comunista a Elon Musk sinalizam um novo clima.

A satisfação de um jornal comunista de Pequim pelo “sucesso” do capitalista mais rico do planeta pode parecer fake news. Não é: para o “Global Times”, a fábrica da Tesla em Xangai constitui “um vívido exemplo de como a China e os Estados Unidos podem cooperar e promover uma colaboração mutuamente vantajosa”.

Continuar a ler

FIÓDOR DOSTOIÉVSKI, por Federico García Lorca

Retirado do Facebook | Mural de Comando Estelar

“Quando o famoso escritor russo Fiódor Dostoiévski [… ] era um prisioneiro na Sibéria, longe do mundo, entre quatro paredes e rodeado de planícies desoladas de neve sem fim, e pediu ajuda numa carta à sua família distante, ele apenas disse: “Me mandem livros, livros, muitos livros para que minha alma não morra! “Ele estava com frio e não pediu fogo, tinha muita sede e não pediu água: pediu livros, ou seja, horizontes, ou seja, escadas para subir ao cume do espírito e do coração.” 

Federico García Lorca