O Muro de Berlim caiu mas as cicatrizes continuam abertas, in República dos Pijamas, 04/11/2024

Os alemães de Leste não demonstram querer regressar aos tempos da RDA, mas tampouco estão satisfeitos com o “sucesso da reunificação”.

Esta semana, a queda do Muro de Berlin celebra 35 anos, um acontecimento visto como o início do fim da Guerra da Fria. Em menos de dois anos, as duas Alemanhas voltavam a ser um único país. Nessa altura, os alemães de Leste votaram esmagadoramente a favor dos partidos dominantes no Ocidente (CDU e SPD). O PDS, partido herdeiro do regime socialista estabelecido na zona de influência soviética, obteve apenas com 16,4% dos votos (1,9 milhões). Meses depois, na primeira eleição legislativa da Alemanha unificada, o PDS perdeu cerca de 750 mil votos.

https://republicadospijamas.substack.com/p/o-muro-de-berlim-caiu-mas-as-cicatrizes

Ramalho Eanes serviu Portugal colocando sempre “o interesse nacional primeiro ”. Ex-presidente faz 90 anos, in Agência Lusa/TVI

O Presidente da República felicitou este sábado o antigo chefe de Estado António Ramalho Eanes pelo seu 90.º aniversário, destacando que “serviu Portugal”, e ainda o faz, em várias dimensões, colocando “o interesse nacional sempre em primeiro lugar”.

Numa mensagem publicada em texto, áudio e vídeo no ‘site’ da Presidência, Marcelo deixa “duas palavras muito sentidas, embora muito breves, para felicitar o senhor Presidente António Ramalho Eanes pelos seus 90 anos, que são, larguissimamente, anos vividos ao serviço de Portugal”.

Continuar a ler