Zelensky propõe trégua no ar e no mar para iniciar negociações de paz, in RTP, 04-03-2025

“Estamos prontos para trabalhar rapidamente para pôr fim à guerra, e os primeiros passos podem ser a libertação de prisioneiros e uma trégua no céu – proibição de mísseis, drones de longo alcance, e lançamento de bombas contra infraestruturas energéticas e civis – e uma trégua no mar imediatamente, se a Rússia fizer o mesmo”, disse o presidente ucraniano, numa declaração publicada esta terça-feira na rede social X.

“Queremos então avançar rapidamente em todas as próximas etapas e trabalhar com os EUA para chegar a um acordo final forte”, acrescenta.

O presidente ucraniano reconhece que o encontro da semana passada com Donald Trump na Casa Branca “não decorreu como deveria” e diz ser “lamentável”, mas sublinha que é altura de “corrigir as coisas”.

Continuar a ler

TÓPICOS DA IMPRENSA | 04-03-2025 | VCS

Kiev, 04 mar 2025 (Lusa) – O primeiro-ministro do governo de Kiev, Denys Shmygal afirmou hoje que “a Ucrânia está absolutamente determinada a continuar a sua cooperação com os Estados Unidos”.

Estas declarações de Shmygal surgem depois de a Casa Branca ter anunciado a suspensão da ajuda militar norte-americana, que é crucial para Kiev e o seu exército fazerem frente à invasão da Rússia.

Vladimir Vladimirovich Putin alertou oficialmente o Ocidente sobre como seria uma guerra com a Rússia

“Caros colegas, mídia, jornalistas e convidados. Boa tarde!

Hoje, novamente, na União Europeia e nos estados-membros da OTAN, há apelos por uma “guerra contra a Rússia”. Hoje, infelizmente ou não, podemos dizer novamente que a história sempre se repete. Sempre! As opiniões de nossos colegas da Europa e da OTAN sobre a Rússia nunca mudam; eles estão sempre prontos para destruir a Rússia, tudo o que é russo, e prontos para ocupar a Rússia; seu objetivo nunca muda.

O ódio contra a Rússia sempre permaneceu nas veias de alguns de nossos colegas e países que governam a UE e a OTAN. Caros colegas, Hoje ouvimos novamente que a Rússia é um agressor, e a verdade é que a Rússia nunca foi um agressor e sempre se defendeu ao longo da história. Isso é um fato!

Caros colegas da Europa e da OTAN, a Rússia nunca começa uma guerra; a Rússia sempre impede guerras. Você começa guerras, e o objetivo é sempre destruir a Rússia.

Continuar a ler

“Terras raras são essenciais para as tecnologias”, entrevista a Ubaldo Gemusse, geólogo moçambicano, in RFI

Conteúdo Patrocinado

RFI: O que são terras raras e por que é que são tão importantes?

Ubaldo Gemusse: As Terras Raras são um conjunto de 16 elementos químicos. Nós aprendemos na química que existem alguns elementos que são considerados raros não pela sua ocorrência, mas pela fraca abundância em determinado território. A Ucrânia e a Rússia têm o privilégio de conter esses recursos geológicos, que são raros e têm uma importância muito vasta nas tecnologias, por exemplo, na fabricação de baterias e em carros eléctricos. São considerados raros pela sua fraca abundância na natureza.

Continuar a ler

Marc Chagall: A Arte que Encanta o Mundo

Retirado do Facebook | Mural de Marc Chagall

  • Marc Chagall foi um pintor de origem russa, considerado um dos maiores artistas do século XX.
  • Suas obras são marcadas por cores vibrantes, imagens surrealistas e elementos simbólicos.
  • Chagall foi influenciado pelo expressionismo e pelo cubismo, mas desenvolveu um estilo único e inconfundível.
  • Seus quadros retratam temas como o amor, a religião, a vida rural e a cultura judaica.
  • Entre suas obras mais famosas estão “Eu e a Aldeia”, “O Teto da Ópera de Paris” e “A Noiva do Eiffel”.
  • Chagall também se destacou como gravurista, ceramista e escultor.
  • Sua arte influenciou diversos movimentos artísticos, como o surrealismo e o expressionismo abstrato.
  • O legado de Chagall continua a encantar o mundo até os dias de hoje, sendo exibido em museus e galerias de todo o mundo.

Aprender com as artes, por Guilherme d’Oliveira Martins, in DN, 04-03-2025

Dedico esta crónica a Maria Luísa Guerra, minha Mestra, sempre.

António Carlos Cortez acaba de publicar uma antologia intitulada Artes e Educação, na qual diversos autores portugueses escrevem sobre a importância da dimensão criadora na Educação. Estamos no coração da aprendizagem, e a referência às Artes não se reporta a um aspeto marginal na vida da Escola e da educação, mas à procura de uma formação capaz de promover a cidadania ativa, responsável e competente. Carlos Fiolhais recorda Rómulo de Carvalho, professor, cientista e poeta, quando afirmava que o artista e o cientista “desempenham na sociedade o mesmo papel de construtores, de descobridores, de definidores: um do mundo de dentro, outro, do mundo de fora. (…). E que ambos esses mundos exigem a permanente busca, a orientada investigação que em nossos dias, é considerada apenas apanágio da ciência”.

Continuar a ler

A Base do Pensamento Ocidental: Sócrates, Platão e Aristóteles

Retirado do Facebook | Mural de “Professor Prezotto”

A filosofia ocidental tem suas raízes na Grécia Antiga, um período de grande efervescência intelectual, política e cultural. Entre os séculos V e IV a.C., Atenas era o centro do pensamento filosófico, onde surgiram três dos maiores nomes da filosofia: Sócrates, Platão e Aristóteles.

🔹 Sócrates (469–399 a.C.)

Contexto histórico: Viveu durante a Época Clássica da Grécia, em uma Atenas que passava por crises políticas e guerras, como a Guerra do Peloponeso (431–404 a.C.). Ele questionava os valores tradicionais e incomodava os poderosos, o que levou à sua condenação à morte.

Continuar a ler