DIÁLOGOS | “Antes de começar uma discussão com alguém”, por Helen Mirren

“Antes de começar uma discussão com alguém, pergunte a si mesmo: essa pessoa é intelectualmente madura o suficiente para entender o conceito de uma perspectiva diferente? ” Porque se não for, não faz sentido.

Nem toda discussão merece sua energia. As vezes por mais claras que as suas palavras sejam, o outro não te ouve para entender, mas sim para reagir. Trancado na sua própria visão de mundo, ele recusa-se a considerar outro ponto de vista, e se envolver nessa luta só te esgota.

Há uma diferença entre discussão construtiva e troca estéril. Conversar com alguém de mente aberta que valoriza o crescimento e a compreensão pode ser enriquecedor, mesmo que você discorde. Mas tentar argumentar com uma pessoa hermética, que se recusa a ver além das suas próprias crenças? É como falar com uma parede. Seja qual for a lógica ou a verdade que você apresentar, ela irá desviar, minimizar ou descartar suas palavras, não porque você esteja errado, mas simplesmente porque não está pronto para enfrentar outra realidade.

Maturidade não é ganhar uma discussão, mas sim a capacidade de reconhecer quando uma discussão não vale a pena lutar. Entender que sua paz interior é mais valiosa do que precisar provar algo para alguém que já decidiu que não vai mudar de ideia. Nem todas as batalhas merecem ser travadas. Nem todo mundo merece sua explicação.

“Às vezes, o movimento mais poderoso que podes fazer é afastares-te. Não porque não tenhas nada a dizer, mas porque sabes que alguns ouvidos não estão prontos para ouvir. E esse fardo não te pertence.”

Helen Mirren

#HelenMirren #parolesdauteurs

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.