Jornal italiano dá Tolentino de Mendonça como um dos favoritos a ser o próximo Papa, in CNN Portugal

O jornal italiano La Reppublica coloca o cardeal José Tolentino de Mendonça, de 59 anos, como um dos mais fortes candidatos a Papa.

A publicação destaca que o português, da mesma corrente de pensamento de Francisco, está “entre os cardeais mais conhecidos, com um forte perfil cultural e capacidade de atingir um vasto público”.

O nome de Tolentino de Mendonça surge junto de outros muito falados na imprensa internacional, como o filipino Luis Antonio Tagle, atual prefeito do Dicastério para a Evangelização, Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, e Peter Erdo, arcebispo de Budapeste.

Tolentino de Mendonça é o atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Poeta galardoado com o prémio Pessoa em 2023, ensaísta, dramaturgo, académico e teólogo, foi elevado a cardeal em 2019.

Nascido em 1965 em Machico, Madeira, viveu em Angola até aos nove anos e foi ordenado padre em 1990 pela Diocese do Funchal, concluindo o mestrado em Ciências Bíblicas em 1992 e obtendo o grau de doutor em 2004, em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou quando foi viver para Lisboa.

Em 2010 foi nomeado reitor da Capela do Rato, um local de prestígio do Patriarcado de Lisboa, um trabalho que conciliou com a carreira de docente universitário – foi vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa – e escritor, com vasta obra publicada.

Em 2011, foi para Roma, a convite de Bento XVI, que o nomeou consultor do Conselho Pontifício para a Cultura e, em 2018, já com Francisco, foi elevado a bispo, subindo a cardeal no ano seguinte.

Em 2020, o cardeal recebeu o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva e organizou o 50.º aniversário da inauguração da Coleção de Arte Moderna dos Museus do Vaticano.

Dois anos depois, após a reforma da Cúria Romana, assumiu o cargo de prefeito do recém-criado Dicastério para a Cultura e a Educação, um órgão que resultou da unificação da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para a Cultura.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.