Hedy Lamarr was born Hedwig Eva Maria Kiesler on November 9, 1914, in Vienna, Austria, by Imtiaz Bibi, in Facebook

In January 2000, the world lost one of its brightest yet least recognized minds. Her name was Hedy Lamarr. At 85, she was not only a Hollywood star of the golden age, but also an inventor whose work laid the groundwork for modern wireless technology. 🌸

Hedy Lamarr was born Hedwig Eva Maria Kiesler on November 9, 1914, in Vienna, Austria. Raised in a well-off Jewish family, she showed a remarkable intellect from an early age. Her father, a banker fascinated by technology, encouraged her to take apart and analyze mechanical devices, teaching her the basics of engineering as a child. 🌸

Her dazzling beauty led her to the world of cinema early on. At eighteen, she starred in the controversial film “Ecstasy” (1933), causing a scandal with scenes of nudity and open expressions of female pleasure—unheard of at the time. 🌸

Continuar a ler

Cimeira do Oceano | Conferência de Nice, França, aprova cinco grandes compromissos

Nice, 13 jun 2025 (Lusa) – O combate a todas as formas de poluição, preservar recursos oceânicos e biodiversidade marinha, incluindo o mar profundo, e fazer face aos efeitos das alterações climáticas são compromissos saído da Cimeira do Oceano que hoje terminou em Nice, França.

Os “Compromissos de Nice para o Oceano” aprovados na terceira Conferência da ONU sobre o Oceano, UNOC3, sintetiza em cinco grandes temas as conclusões do encontro, que começou na segunda-feira e termina hoje.

Construir uma governação equitativa baseada na lei e na justiça, assegurar uma orientação a 360° de todos os atores e organismos relacionados com o oceano, reforçar o multilateralismo para responder à degradação generalizada do estado de saúde do oceano e travar drasticamente a pesca ilegal e a sobrepesca fazem parte de um dos compromissos saídos da conferência.

Continuar a ler

Álvaro Cunhal | Partido Comunista Português

🔴 13/05/2025 | Passam hoje 20 anos sobre a morte de Álvaro Cunhal, figura incontornável da resistência ao Estado Novo e símbolo maior do Partido Comunista Português.

📅 Nascido em Coimbra em 1913, foi em Lisboa que se formou em Direito e onde iniciou uma vida de clandestinidade, luta política e resistência. Preso várias vezes, esteve oito anos em completo isolamento. Em 1960, protagonizou a célebre fuga de Peniche, episódio que o eternizou como ícone da oposição ao regime fascista.

📚 Líder do PCP entre 1961 e 1992, Cunhal não foi apenas político – foi também escritor, pintor e pensador. Sob o pseudónimo de Manuel Tiago, legou uma vasta obra literária. Em 1974, cinco dias após o 25 de Abril, regressou do exílio e foi figura de destaque nos governos provisórios e na elaboração da Constituição de 1976. Cunhal continua a dividir opiniões, tendo impactado a história política portuguesa do século XX.

🎬 Este ano, a memória de Cunhal chega ao grande ecrã com o filme “Camarada Cunhal”, baseado no livro de Adelino Cunha. O filme retrata a fuga de Peniche, um dos momentos mais dramáticos da luta contra o Estado Novo. Com Romeu Vala no papel de Álvaro Cunhal, a produção recria o ambiente opressivo da ditadura e destaca a coragem e estratégia que marcaram esse episódio histórico.

Retirado do Facebook | Mural Antena1

Flores, e não Cruzes – Padre José Martins Junior, por Raquel Varela, 13-6-2025

Muitos falarão do Padre que esteve junto dos pobres contra a hierarquia da Igreja, não é pouco, mas não é único. Recordarão o seu compromisso com a cultura, ensino da literatura, da poesia e da música. Referirão a sua dimensão política, há outros casos, maiores. Ele foi tudo isso mas foi mais.

Morreu o Padre Martins. Perdi um do grandes amigos de sempre. Estou abalada, triste e até incrédula, ainda. Portugal perde hoje – não tenho dúvidas – a figura central que condensa a revolução dos cravos. É um dos poucos portugueses que alcançou dimensão universal e que ficará na história, quando o tempo se encarregar de deitar fora a panóplia de vazios que inundam o espaço mediático.

Continuar a ler