Vitorino assume que queria ser “o único candidato do centro-esquerda” a PR. Falhou, está fora da corrida e “um dia” vai contar tudo. In CNN Portugal, 27-06-2025

Candidatos: Luís Marques Mendes (PSD), Joana Amaral Dias (ADN), Henrique Gouveia e Melo, António José Seguro, André Pestana, Tim Vieira, Orlando Cruz, Aristides Teixeira e Manuela Magno (todos independentes) são os candidatos anunciados às presidenciais de 2026. André Ventura está a ponderar e Isidro de Morais Pereira também.

O socialista António Vitorino afastou esta quinta-feira a possibilidade de se candidatar às presidenciais de 2026, depois de meses de tabu e especulações de que podia ser o candidato apoiado pelo PS. 

“Já decidi. Não me apresentarei a candidato. A minha candidatura não conseguiu reunir um consenso para poder ser uma candidatura única desta área”, começou por dizer em declarações à SIC Notícias, esta quinta-feira à noite.

Vitorino clarificou algumas das razões que não o levam a avançar. “Entendo, na minha interpretação, quais eram as condições políticas necessárias para que eu pudesse tomar a decisão de avançar e elas não estão verificadas. Não reúno as condições para ser o candidato de centro-esquerda”.

O antigo ministro da Presidência e da Defesa Nacional de Guterres confessou ainda que fez “esforços” para existir apenas uma candidatura de centro-esquerda, algo que não foi possível.

“Um dia poderei falar sobre os esforços que fiz para haver uma única candidatura, mas o facto de eu não me apresentar não significa que vai haver só uma. Os candidatos não estão fechados e ainda há muito tempo. Estamos a sete meses do ato eleitoral”, refere.

A decisão surge menos de um mês depois de António José Seguro, antigo secretário-geral do PS, ter anunciado em exclusivo à CNN Portugal que iria ser candidato a Belém porque “o nosso país precisa de mudança e esperança numa vida melhor”.

Até ao momento, Luís Marques Mendes (PSD), Joana Amaral Dias (ADN), Henrique Gouveia e Melo, António José Seguro, André Pestana, Tim Vieira, Orlando Cruz, Aristides Teixeira e Manuela Magno (todos independentes) são os candidatos anunciados às presidenciais de 2026. André Ventura está a ponderar e Isidro de Morais Pereira também.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.