Carlos Moedas integra conselho consultivo europeu sobre habitação, in LUSA

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), foi nomeado pela Comissão Europeia para um conselho consultivo dedicado à habitação na Europa, que iniciou esta segunda-feira (dia 30 de junho) funções e pretende definir a estratégia para responder à crise habitacional.

O social-democrata Carlos Moedas assumiu a vice-presidência do novo conselho consultivo, denominado House Advisory Board, revelou a Câmara Municipal de Lisboa, em comunicado, indicando que o autarca português “é o único presidente de câmara a integrar” o grupo criado pela Comissão Europeia.

O novo órgão consultivo tem como missão definir a estratégia e a abordagem da Comissão Europeia para responder à crise na habitação, assim como as linhas orientadoras que vão definir as ações a tomar a nível europeu, no âmbito de um Plano para Habitação Acessível a ser aplicado em toda a Europa.

Continuar a ler

PAN conquista avanços na Saúde — por um SNS mais justo, acessível e inovador

Com persistência, compromisso e propostas concretas, o PAN está a deixar marca na área da Saúde — e os resultados estão à vista.

O artigo que hoje partilhamos contigo mostra alguns dos avanços que ajudámos a garantir:

🔹 Novo hospital público no Algarve, uma reivindicação há muito exigida pelas populações.
🔹 Apoio à imunoterapia no tratamento do cancro, uma inovação que pode salvar vidas e melhorar a qualidade dos cuidados.
🔹 Reforço da formação especializada para médicos internos, fundamental para um futuro mais sustentável no SNS.

📖 Lê aqui o artigo completo:
👉 pan.com.pt/pan-conquista-avancos-na-saude-novo-hospital-no-algarve-imunoterapia-e-formacao-de-medicos-internos

Estes avanços mostram que, mesmo com uma representação parlamentar reduzida, é possível influenciar decisões com impacto real na vida das pessoas — quando se trabalha com foco, seriedade e determinação.

💚 Obrigado por caminhares connosco nesta transformação.
Continuamos a agir, com responsabilidade, por um país mais justo, saudável e empático.

ULTIMATO PARA O OCIDENTE | AGORA A RÚSSIA VAI FALAR COM VOCÊ DE UMA POSIÇÃO DE PODER, by Sergey Viktorovich Lavrov

A Rússia enviou um aviso diplomático oficial ao Oeste Coletivo [a seguir designado – CZ], anunciando uma transição para um novo modo de interação. A partir de agora, quaisquer formatos de comunicação serão definidos como o chamado “formato de força”. Claro, do NOSSO lado. Moscovo já não participa nos cenários dos outros, NÓS definimos os nossos.

A Rússia enviou um aviso oficial ao Oeste Coletivo. Lavrov: agora a Federação Russa vai falar a partir da posição de poder

O briefing acabou. Os comentários também. A Rússia está a mudar para uma língua, que é bem compreendida em Washington e Bruxelas – a língua do poder. Se Moscovo agiu discretamente no passado, agora tudo está mudando. Não há eufemismos. Apenas formulações definitivas, quadros claros e determinação fria.

Recarga total. Agora a Rússia está ditando suas próprias regras

Continuar a ler

COMO TRAVAR O CHEGA? O CASO DE ISALTINO MORAIS, por Bárbara Reis in Público, 7 Junho 2025

Retirado do Facebook | Mural de Paulo Marques

Bárbara Reis, Público, 7/06/2025 | “Oeiras é dos municípios mais ricos do país e tem 11% de estrangeiros, muitos vindos de países pobres e 25% mais do que em 2022. Porque é que o discurso anti-imigrante do Chega não vingou?

Rui Pena Pires, sociólogo, investigador do Observatório da Emigração e membro da comissão permanente do PS, disse há dias, numa entrevista ao meu colega Manuel Carvalho, que “o caso de Oeiras devia ser estudado com um bocadinho mais de cuidado”.

No caso, “o caso de Oeiras” refere-se ao que o município fez em relação aos imigrantes e à votação que o Chega teve nas eleições legislativas de Maio.

Continuar a ler