O ciberespaço está gradualmente a tornar-se num campo de “grande jogo”, Maria Zakharova. In “Julya Nikolaevna/Facebook”

Uma nova maneira de о Ocidente escravizar os países em desenvolvimento é a inteligência artificial.

Maria Zakharova levanta um tema importante: o ciberespaço está gradualmente torna-se um campo de “grande jogo”. A confirmação é tanto a nomeação para posições-chave de pessoas diretamente relacionadas à IA quanto grandes contratos de departamentos militares com empresas envolvidas em desenvolvimentos nessa área.

– Blaze Metrevely, cuja missão é a digitalização de operações de inteligência e domínio cibernético, tornou-se chefe do MI6. 

– Em todos os departamentos federais dos EUA, surgiu a posição de “principais oficiais de IA”, que atuam como condutores de novas tecnologias. O objetivo é “manter a liderança global dos EUA no campo da IA”. 

Continuar a ler

Divulgación Científica con Humor, por José Fernández Granda, in Facebook

Pitágoras no paraba mucho en su casa y Enusa, su esposa, aprovechaba tal situación para copular con cuatro campesinos analfabetos y “catetos” (así les llamaban en la antigua Grecia, a quienes cuidaban tierras).

Un día que Pitágoras volvió temprano a casa, (nunca hay que volver antes de lo habitual a casa sin avisar)…

los sorprendió y muy enfadado, mató a los cinco.

Luego, decidió enterrarlos en el jardín, un precioso terreno de forma rectangular, el doble de largo que de ancho.

En consideración a su esposa dividió el terreno por la mitad, quedando dos cuadrados iguales y en uno de ellos enterró a Enusa.

El otro cuadrado lo dividió a su vez en cuatro partes iguales y enterró en ellos a cada uno de los campesinos; de esa forma entre los cuatro ocuparon un espacio idéntico al que ocupaba la esposa.

Luego, más calmado, subió a la montaña para meditar y mirando desde la cima hacia su jardín pensó:

“La suma de los cuadrados de los catetos es igual al cuadrado de la “p… uta Enusa”

¡SI ASÍ ME LO HUBIERAN EXPLICADO, NUNCA SE ME HUBIERA OLVIDADO EL TEOREMA!

PCP pediu audiência ao Presidente da República sobre situação do país “preso por arames”, in LUSA, 20-07-2025

Seixal, 20 jul (Lusa) – O secretário-geral do PCP criticou hoje as prioridades do Governo quando problemas como os da saúde se agravam e disse que pediu uma audiência ao Presidente da República para falar sobre o país “preso por arames”.

“Acabámos de ter o debate do Estado da Nação há poucos dias e ficou muito claro qual é o estado em que estamos, de um país preso por arames (…) Nesse quadro entendemos que tinha interesse um encontro com o senhor Presidente sobre a situação geral do país”, afirmou Paulo Raimundo aos jornalistas à margem de uma iniciativa da Juventude Comunista Portuguesa na Amora (município do Seixal).

Questionado sobre se abordará a lei dos estrangeiros, Raimundo disse que esse será um tema em conjunto com outros, destacando a saúde e recordando as urgências fechadas.

Continuar a ler

PCP defende que “drama da habitação” precisa de resposta pública nacional, in LUSA e RTP

O líder do PCP disse hoje que nenhum município resolve sozinho “o drama da habitação”, tornando urgente uma resposta pública nacional, e que a demolição de barracas em Loures foi incorreta ao deixar pessoas “sem o teto que tinham”.

“Loures está em condições de resolver este problema por si só? Não está, nem Loures, nem a Amadora, nem a Almada. Isto é uma coisa, outra coisa é a forma como se acha que se pode resolver por cima de tudo e de todos”, disse Paulo Raimundo aos jornalistas, à margem de uma reunião da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) na Amora, município do Seixal.

Continuar a ler

O Governo é isto, por Raquel Varela, 18-7-2025

A política do Governo é expulsar a antiga classe média de trabalhadores, hoje proletariado, para os bairros sociais, e tirar dos bairros sociais, onde estão cerca de meio milhão de pessoas a viver, os trabalhadores migrantes da construção civil e limpezas, logística. Esta política é apoiada pelas leis aprovadas pelo PS, PSD, IL, e partido fascista Chega.
Não há nenhuma proposta do Governo, nem de nenhuma autarquia, para a habitação, nem para o SNS, vamos ter em breve milhares de pessoas a viver em barracas e um aumento crescente da mortalidade.

Todas as leis – não palavras – do Governo (e da UE, diga-se) são para construir casas de milhões, e garantir um mercado de doentes aos grupos CUF, LUZ, Lusíadas. Vejamos: a colocação, no mercado mundial, de solos e habitações de Portugal faz com que haja milhões de potenciais compradores para estas casas, sejam fundos imobiliários (e isto é outro nome para Bancos), seja na forma de poupança temporária de classe média do norte da Europa, que tem uma segunda casa aqui para apanhar sol, seja na forma de hotéis (exportação). O alojamento local tem o seu papel, mas não é o principal. O centro é que o país está literalmente à venda a quem tem muito mais. São estrangeiros (imigrantes ricos) com dinheiro e accionistas bancários com milhões.

Continuar a ler

“Internet da floresta”, in “Realmente Curioso”

Sob o solo das florestas existe uma vasta rede de fungos micorrízicos, que formam conexões simbióticas com as raízes de árvores e plantas. Essas redes fúngicas funcionam como canais subterrâneos que transportam água, nutrientes (como nitrogênio e fósforo) e até sinais químicos entre diferentes plantas, especialmente entre árvores da mesma espécie ou de espécies próximas.

Essa rede é tão eficiente e complexa que muitos cientistas a chamam de “internet da floresta”. Por meio dela, árvores podem “comunicar-se”, alertando outras sobre pragas ou doenças, e até redistribuir nutrientes para plantas mais jovens ou frágeis, um comportamento cooperativo surpreendente na natureza.

Essa relação simbiótica entre fungos e plantas é essencial para a saúde dos ecossistemas florestais, e seu estudo tem revelado o quão interconectada e colaborativa pode ser a vida vegetal.

“Internet da floresta”, in “Realmente Curioso” Mural do FACEBOOK

CHINA e a inteligência artificial, 20 Julho 2025

O presidente da China, Xi Jinping, criticou de forma directa os governos locais por apostarem repetidamente em sectores como a inteligência artificial, veículos eléctricos e poder computacional. A declaração foi feita durante a Central Urban Work Conference, onde Xi questionou: “Será que todas as províncias do país têm de desenvolver indústrias nestas áreas?” — estão a copiar-se uns aos outros.

A crítica surge num contexto de preocupações com o excesso de capacidade produtiva, risco de deflação e tensões comerciais com o Ocidente. Segundo Xi, os novos projectos apresentados pelas autoridades locais têm sido sempre os mesmos, sem inovação nem diversificação.

Continuar a ler

The Economics of Immigration and Deportation, by Paul Krugman, Jul 20, 2025

The Trump administration is going after immigrants, and not just those in the country illegally. Trump is seeking to expel immigrants who have been in the United States for decades. His Justice Department says that it is prioritizing “denaturalization,” stripping immigrant citizens of their citizenship. ICE is clearly engaged in racial profiling, as legal residents and citizens have been arrested and detained in ICE raids based on their “physical appearance.”

Continuar a ler