José Luís Carneiro, Líder do PS, diz que há soluções para a habitação e desafia Governo a sair dos gabinetes, in LUSA, 28-07-2025

Braga, 28 jul 2025 (Lusa) – O secretário-geral do PS desafiou hoje o Governo a sair dos gabinetes e a ir para o terreno falar com as pessoas, empresas e instituições, defendendo que há soluções para os problemas do setor da habitação.

Em Braga, durante uma visita ao Grupo DST, ligado à engenharia e construção, nomeadamente de habitações modulares, José Luís Carneiro afirmou que, num período de um ano, é possível colocar no mercado duas mil destas casas e, num prazo de quatro anos, 75 a 80 mil habitações modulares, com cerca de 100 metros quadrados e um custo de 90 a 100 mil euros.

“Se há estas soluções, se elas fazem parte do conhecimento do país, fazem parte de empresas nacionais, que mobilizam a economia do país, o meu desafio é ao Governo para que saia dos seus gabinetes, saia do ar condicionado, venha ao terreno falar com as pessoas, falar com as instituições, falar com as empresas e dar resposta às necessidades”, afirmou o líder do PS, aos jornalistas.

CLICAR NO LINK

https://dasculturas.com/category/hpa-habitacao-de-precos-acessiveis/

Continuar a ler

Os meandros do famoso “caso Padilla”, de Belkis Cuza Malé, por Adelto Gonçalves

Belkis Cuza Malé reconstitui a perseguição que o poeta Heberto Padilla sofreu em Cuba

                                                                                        I

                Conhecer os meandros do famoso “caso Padilla” e as relações putrefatas de um regime que, a principio, encantou e entusiasmou aqueles que lutavam por mais justiça social é a oportunidade que oferece La Buena MemoriaLa verdad sobreEl Caso Padilla” (Fort Worth, Texas, Linden Lane Press, 2025), obra da poeta Belkis Cuza Malé (1942), edição ebook em espanhol. Viúva do poeta  Heberto Padilla (1932-2000), Belkis viveu de perto o drama e também sofreu com os constrangimentos pelos quais passou o escritor, vítima de perseguições pelo regime cubano comandado por Fidel Castro (1926-2016). E também foi perseguida e acusada, como o marido, de “contrarrevolucionária”.

Continuar a ler

O Professor, por Alexandra Cordeiro

Retirado do Facebook | Mural de Alexandra Cordeiro

Disse-o com clareza: “A minha independência não pode ser posta em causa por ninguém.”

Não gritou.

Não gesticulou.

Não invocou alianças nem se escondeu atrás de retóricas partidárias.

Limitou-se a responder.

Com serenidade, com dados, com memória — e com uma firmeza rara entre os que já foram ministros, já ouviram elogios demais e críticas suficientes para endurecerem ou cederem.

Centeno não cedeu.

Há, na maneira como Mário Centeno fala, um certo desuso.

Um tom de quem acredita, ainda, que se pode governar com números, explicar com paciência, resistir sem espetáculo.

Continuar a ler