PS exige declaração de calamidade para apoiar vítimas dos incêndios, in LUSA e SIC

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu que o Governo de Luís Montenegro declare a situação de calamidade para melhor apoiar as populações afetadas pelos incêndios florestais em Portugal. Criticou a falta de liderança política no combate às chamas e anunciou que o PS irá propor a criação de uma comissão técnica independente para avaliar a gestão da crise.

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, exigiu que o Governo de Luís Montenegro declare situação de calamidade para melhor apoiar as populações e regiões do país mais fustigadas pelos incêndios florestais nas últimas semanas em Portugal.

Continuar a ler

“Vós sois muitos, eles poucos”, Poema de Shelley, by Raquel Varela

Sou filha de dois engenheiros florestais. Percorri o país com os meus pais e o meu irmão, dormindo nas antigas casas dos serviços florestais, num tempo em que se comia numa tasca, barato, onde se sentavam engenheiros e guardas florestais, lado a lado. Não era prova de bondade cristã. Éramos um país menos desigual entre o campo e a cidade. Também mais respeitoso do trabalho manual – sobretudo depois da revolução.

Também havia mais autonomia no trabalho – fui levada pelos meus pais para o trabalho, e era cuidada, pelas empregadas de limpeza (eram fixas, não acordavam às 4 da manhã para limpar sem as vermos), pelos guardas florestais nos trabalhos de campo e, claro, pelos colegas dos meus pais. Tolerantes, com duas crianças que eram crianças a ser crianças, eu e o meu irmão, fazedores de muitas asneiras, graças a Deus, costuma dizer-se.

Continuar a ler

🟢 Incêndios em Portugal: é urgente agir, PAN | Pessoas-Animais-Natureza

A cada verão, as chamas voltam a devastar o país. Vidas humanas, biodiversidade, casas, florestas e memória coletiva são perdidas — e o Governo continua sem uma resposta eficaz à altura da crise que enfrentamos.

O PAN voltou a agir, apresentando na Assembleia da República um conjunto de propostas concretas e urgentes para enfrentar este problema estrutural.

🔥 O que exigimos:

🔸 Avaliação independente da resposta aos incêndios e monitorização permanente das ocorrências.
🔸 Reforço de recursos, apoio e valorização aos Bombeiros, que continuam a ser a primeira linha de combate.
🔸 Prevenção e reconversão florestal, com foco em espécies autóctones e gestão sustentável do território.
🔸 Combate firme ao incendiarismo, tratado como uma ameaça à segurança pública e saúde pública.
🔸 Uma estratégia integrada, transversal e científica, que coloque a proteção do país e da vida no centro das prioridades políticas.

📖 Lê o artigo completo aqui:
👉 pan.com.pt/incendios-em-portugal-pan-apresenta-solucoes-urgentes-para-combater-os-fogos-e-proteger-o-pais


🌍 Os incêndios não são inevitáveis — são o resultado de más decisões políticas.

É tempo de agir com coragem e visão.
O PAN continuará a lutar por um país mais protegido, resiliente e preparado, onde a floresta é cuidada, as populações são defendidas e os bombeiros são respeitados.

A tua causa. O teu partido.

🌿