A DESGRAÇA EUROPEIA ESTÁ MUITO BEM DESCRITA POR VLADIMIR PUTIN

LER e REFLECTIR e CONCORDAR com DESGOSTO | Publicado em 16 de julho de 2023

Putin, sobre os líderes europeus: “Se os EUA dissessem que querem enforcá-los, eles apenas perguntariam se podem fazê-lo com cordas feitas domesticamente”

Na mesma entrevista, o presidente afirmou que os políticos europeus “perderam o gene da independência”, referindo-se à sua passividade quando se trata de investigar a sabotagem do Nord Stream.

Os políticos europeus são totalmente subservientes a Washington e farão tudo o que os americanos lhes disserem, diz o presidente russo, Vladimir Putin. É o que afirma uma entrevista ao canal de televisão Rossiya 1, cujo fragmento foi transmitido este domingo.

“Às vezes penso que eles fazem tudo o que lhes mandam do oceano. Se amanhã lhes dissessem: ‘Decidimos enforcá-los todos’, eles abaixariam os olhos e, maravilhados com sua audácia, fariam apenas uma pergunta: “Pode ser feito com cordas? De fabricação nacional?’, disse Putin.

Continuar a ler

GUERRA, DESINFORMAÇÃO E DEMOCRACIA | do Major-General Carlos Branco

A propósito do silêncio obscurantista da (des) Comunicação (anti) Social acerca da visita OFICIAL do Presidente de Cuba a Portugal, relembra-se o artigo do Major-general Carlos Branco de Fev de 2023, mais atual que nunca.
“A manipulação informativa turva a cognição e impede que se percepcione a realidade com clareza. Inibe a clarividência e impossibilita-nos irremediavelmente de compreender o outro.
O raciocínio reduz-se a um corrupio de preconceitos.”
“…. quando informação e manipulação se misturam num pântano de insalubridade é clara a conclusão: a democracia está moribunda…. “
“Para além da verdade, também a democracia está a ser vítima desta guerra. A divergência de pensamento transformou-se em delito de opinião”.

Continuar a ler

HERMÍNIO DA SILVA CAPAZ MANHA, 1923-2023 | por João Querido Manha

Faz hoje 100 anos que nasceu, em Minde, o meu pai, Hermínio da Silva Capaz Manha, o Hermínio da Troça na piação dos charais do Ninhou, o Hermínio das Malhas Bebé na história da indústria têxtil, o senhor Hermínio, simplesmente.
O meu “paizinho” – tratamento de íntimo e exclusivo carinho que as novas gerações urbanas substituíram pelo “papá” universal — foi o melhor filho, melhor irmão, melhor marido e melhor pai que conheci. Infelizmente, só me dei conta disso quando senti, como sinto, a falta dele, porque naquele tempo tudo me parecia normal, partia do princípio de que todos os homens “velhos” morriam na sua hora.
Mas, no dia em que faleceu, fui surpreendido por uma frase, dezenas de vezes ouvida naquelas horas de desnorte e sufoco:
“Era tão novo!”

Continuar a ler

Carlos Branco/Major-General, Carlos Fino, Carlos Matos Gomes e Rodrigo de Sousa e Castro

Tributo simples a quatro portugueses notáveis. Caro leitor, se pretender seguir com a objectividade necessária a Intervenção Militar Especial na Ucrânia, leiam os quatro atentamente. Sem desprimor para outros militares, jornalistas e demais interessados no tema, e que também tanto se esforçam para entender e claramente explicar.

Olhar e compreender AS CAUSAS, não olhemos “apenas e só” para as consequências.

Que a paz e a concórdia voltem em breve. Europa do Atlântico aos Urais. Como dizia o General De GAULLE.

Carta de Habitação: Moedas dececionado com chumbo – e escreveu a Costa | in Idealista

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) disse ser “uma grande deceção” o chumbo pelos partidos da oposição da autarquia da proposta de consulta pública da Carta Municipal de Habitação (CMH), tendo garantido, no entanto, continuar aberto ao diálogo. Carlos Moedas revelou ainda que escreveu uma missiva ao primeiro-ministro António Costa para o sensibilizar para a importância da cidade ter uma CMH.

“Nestes momentos era importante estarmos unidos e acima dos partidos e lutas partidárias. É com muita tristeza e é uma grande deceção que a CMH que tínhamos proposto para consulta pública tenha sido chumbada pela oposição”, disse o autarca, em declarações aos jornalistas à margem da entrega de 64 chaves do Programa Renda Acessível, em Entrecampos.

Carlos Moedas lembrou a importância do documento para a cidade, frisando que não pode ter “estados de alma”, e garantiu que irá “continuar a dialogar com a oposição”.

Continuar a ler

Santos Silva avisa Governo: atenção aos jovens e às políticas públicas | in Expresso

É preciso “ultrapassar estrangulamentos”, nas “políticas orientadas para a juventude mas também no conjunto das políticas públicas”. Augusto Santos Silva alerta que “salto na generalização da educação” implica conseguir “reter talento”

Alguns dos problemas essenciais que o país enfrenta – a começar pelo “estrangulamento” no acesso ao mercado de habitação – têm a juventude no centro e é urgente atuar em várias frentes. O aviso é de Augusto Santos Silva, ex-ministro de António Costa e hoje Presidente do Parlamento, que este sábado falou para uma plateia de jovens no 38º aniversário do Conselho Nacional da Juventude.

“É muito importante que esse trabalho se faça, não só no que diz respeito às políticas especificamente orientadas para a juventude, mas também ao conjunto das políticas públicas porque alguns dos problemas essenciais que enfrentamos e que temos de resolver têm a juventude e os jovens no centro”, alertou Santos Silva, apontando “quatro questões decisivas para o futuro próximo do país”.

Continuar a ler