Aeroporto da Portela | Vítor Coelho da Silva, Engº Civil

NOTA (mais recente) – Seria de reanalisar TAMBÉM o aproveitamento de ALVERCA como complementar à Portela – (Pista actual com 2,95 Kms e espaço para nova pista no Mouchão da Póvoa) ver VISTA DE PÁSSARO

O Aeroporto da Portela/Humberto Delgado, em Lisboa, foi inaugurado a 15 de outubro de 1942 (há 80 anos), e é o maior aeroporto português e um dos maiores do sul da Europa, estando dotado de duas pistas, uma de 3805 metros e outra de 2400 metros.

O Aeroporto da Portela serve de base às duas principais companhias aéreas portuguesas, a TAP e a Portugália.

Precisa de mais uma pista (de 4 kms) – e haverá espaço para a fazer a poente – puxando pelos pergaminhos da Engenharia Portuguesa, uma das melhores do Mundo, recorrendo eventual e parcialmente  a pista em viaduto, caso necessário, como se fez no Aeroporto da Madeira.

Precisa também de mais estacionamentos para os aviões junto a esta nova pista. (CONTINUA)

Continuar a ler

Lula da Silva vai iniciar “campanha global contra a desigualdade” | in LUSA

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou hoje que vai iniciar “uma campanha global contra a desigualdade”, depois de ter falado com o Papa Francisco, com quem se reuniu há um mês no Vaticano.

“Eu agora vou começar uma campanha, já falei com o Papa, com o Conselho Mundial de Igrejas, vou começar uma campanha global contra a desigualdade”, afirmou o líder progressista num evento com sindicalistas, na zona metropolitana de São Paulo.

Lula da Silva, de 77 anos, afirmou que “é necessário acabar com a desigualdade no mundo”.

“Há gente à procura de espaço para viver na Lua e há gente que não tem espaço para viver na Terra. Precisamos cuidar o nosso povo, aqui, no nosso planeta, na nossa casa”, defendeu.

Continuar a ler

Mais Habitação aprovado no Parlamento só pelo PS: falta ok de Marcelo | in LUSA

Diploma segue agora para a Presidência da República. Se for promulgado, será publicado em Diário da República e entrará em vigor.

Cerca de seis meses depois de ter sido apresentado, o programa Mais Habitação foi aprovado esta quinta-feira, dia 19 de julho, no Parlamento. A votação final global contou com o voto isolado do PS ao pacote legislativo, que vem dar resposta à crise habitacional, criando medidas ao nível do arrendamento, dos licenciamentos ou do Alojamento Local. Agora, o diploma segue para Belém para ser avaliado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Se for promulgado, depois será publicado em Diário da República e entrará em vigor.

A votação final global do Mais Habitação decorreu esta quinta-feira no Parlamento e contou só com votos a favor do PS. O PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e Bloco de Esquerda votaram contra a proposta, enquanto Livre e PAN optaram por se abster, repetindo-se o sentido de voto observado em 19 de maio aquando da apreciação na generalidade pelo plenário. Fica a conhecer o que vai mudar no setor em Portugal com a aprovação do programa Mais Habitação, neste guia publicado pelo idealista/news.

Continuar a ler