Amedeo Modigliani | in ebiografia.com

Biografia de Amedeo Modigliani

Amedeo Modigliani (1884-1920) foi um pintor e escultor italiano, conhecido como o “príncipe de Montparnasse”, famoso por seus retratos com rostos alongados e os nus eróticos que fizeram dele uma das grandes personalidades da pintura do início do século XX.

Amedeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno, Itália, no dia 12 de julho de 1884. Foi o quarto filho de uma família judia de pequenos comerciantes de tecidos.

Infância e juventude

Desde pequeno, Amedeo Modigliani sofreu com diversas doenças que comprometeram seus estudos regulares. Em 1897 começou a estudar pintura em sua cidade natal, na Escola de Belas Artes, com Guglielmo Micheli. 

Em 1902, se inscreveu na Escola Livre de Estudos do Nu de Florença. Em 1903, em Veneza, inscreve-se no Instituto de Belas Artes. 

 Em 1906 mudou-se para Paris e alugou um estúdio em Montmartre. Frequentava os cursos de nu na Academia Colarossi. Em 1907 conhece o médico e colecionador Paul Alexandre, um admirador e colecionador de suas obras.

Continuar a ler

Luísa Salgueiro (ANMP) aponta “processo moroso até à construção” para justificar falta de mais casas | in Construir.pt

No entender da líder dos Municípios, as autarquias estão a fazer um “esforço enorme” em matéria de habitação porque têm verbas “absolutamente determinantes” para poderem vencer os atuais constrangimentos nesta área.

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considera que o entrave à colocação de casas no mercado não é necessariamente financeira mas, em grande parte, devido à morosidade dos processos urbanísticos, desde a identificação dos terrenos à escolha do empreiteiro.

“Porque é que o país não vê as casas? Há tantas casas previstas, mas elas não surgem porque nós estamos num processo muito moroso a identificar os terrenos, libertar os terrenos, contratar projeto, adaptar o projeto às regras, lançar empreitadas e escolher empreiteiro”, assegura Luísa Salgueiro, em entrevista à Lusa citada pelo Observador.

Continuar a ler