Exposição “Habitar Lisboa” torna visível problema da habitação na capital dando voz aos arquitetos | Centro de Arquitetura/Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa

Lisboa, 18 out 2023 (Lusa) – A exposição “Habitar Lisboa”, que é inaugurada hoje, pretende tornar visível a situação atual da habitação na capital, mostrando o papel dos arquitetos na estratégia para a construção na cidade. Com entrada é livre, a exposição ficará patente no CCB até 28 de abril de 2024.

Com curadoria da arquiteta Marta Sequeira, a exposição é inaugurada às 18:00, no Centro de Arquitetura/Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, tornando-se a primeira exposição parte integrante do Museu de Arte Contemporânea do CCB.

Continuar a ler

3.ª Conferência-Modo de Transporte Aéreo Eficiência e Transição Energética | Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros | 26 de Outubro de 2023, 14 horas.

Ao longo de 2023, ano que a Ordem dos Engenheiros dedica à temática da Energia e do Clima, a Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) tem vindo a organizar um ciclo de Conferências, com o objetivo de divulgar e debater temas relevantes da realidade atual e perspectivas futuras nos modos de transporte marítimo, ferroviário, aéreo e rodoviário pesado.

Tendo em vista uma atividade de transporte cada vez mais sustentável, descarbonizada e energeticamente eficiente, dar-se-á particular relevo às medidas de eficiência energética e aos projetos de transição energética, com implicações na operacionalidade, na competitividade económica, no impacte ambiental (poluição; emissões de CO2 equivalente /descarbonização) e no aprovisionamento de energia, a nível global. 

Continuar a ler

Conferência: “Segurança Sísmica dos Hospitais” | Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros | 23 Outubro 2023, 14 horas.

A Ordem dos Engenheiros e a Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional levam a cabo, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, a organização de uma conferência-debate dedicada ao tema da “Segurança Sísmica dos Hospitais”, que terá lugar no dia 23 de outubro, na Sede Nacional daquela Ordem Profissional, em Lisboa.

Na ocorrência de um sismo, é fundamental que estruturas críticas, como hospitais e outros equipamentos de saúde, escolas, equipamentos de proteção civil, quartéis de bombeiros, esquadras de polícia, possam funcionar respondendo plenamente em todas as suas funções, pelo que as exigências no projeto e execução destas infraestruturas devem ter em conta estes requisitos.

Os sismos severos que ocorreram este ano, nomeadamente na Turquia e na Síria, e mais recentemente em Marrocos, voltam a despertar a sociedade em geral, e a comunidade técnica em particular, para a importância do cumprimento estrito dos regulamentos em vigor ao nível do dimensionamento sísmico, transversalmente para todos os edifícios e infraestruturas, e com especial enfoque para a garantia da integridade daquelas que têm a seu cargo a responsabilidade de apoio e socorro aos cidadãos após um evento, como é o caso das unidades hospitalares.

Continuar a ler

As Palavras Não São Inocentes | por Carlos Matos Gomes

Guerra e Terrorismo — A propaganda de Israel e dos seus aliados (cúmplices) desenvolveram um dicionário específico para apresentar a situação em Gaza. Os porta-vozes de Israel e dos Estados Unidos foram treinados para o utilizar e difundir. Estão a fazê-lo e a servirem-no em doses maciças.

Israel está em guerra com o Hamas, garantem. É falso, o estado de Israel está em guerra com os palestinianos desde 1948, o Hamas foi criado em 1987. É um conhecimento de cultura geral. Sem investigação muito aprofundada é fácil saber que ocupação da Palestina foi e está a ser conduzida pelos judeus herdeiros dos movimentos terroristas desde os anos trinta do século vinte, quando começaram a lutar contra os ingleses, que tinham mandato da Sociedade da Nações de protetorado na Palestina desde o final da I Grande Guerra e que se manteve até ao final da II Guerra Mundial, quando os ingleses entregaram formalmente a Palestina à ONU, recém criada e aos Estados Unidos e à URSS para a condução prática do imbróglio do que fazer com os judeus sobreviventes do Holocausto. Esses movimentos lutaram através da imposição do terror para expulsar os palestinianos das suas terras e casas, sem olhar a meios.

Continuar a ler

Fotografias raras mostram como era a Palestina antes do nascimento de Israel | in Público

Ana Marques Maia 17 de Outubro de 2023

As fotografias históricas que compõem esta fotogaleria levantam o véu sobre a história do território antes da ratificação da “solução de dois estados” da ONU.

“Uma terra sem povo para um povo sem uma terra.” O slogan foi repetido à exaustão, ao longo do século XX, pelo movimento sionista e pelos apoiantes do sionismo para mobilizar a imigração judaica para a Palestina. As fotografias do arquivo do Library of Congress Eric and Edith Matson, tiradas entre 1898 e 1946 e fornecidas ao P3 pelo Palestine Photo Project, contam, no entanto, uma história diferente. A Palestina era, no século XIX e XX, antes do nascimento do Estado de Israel, em 1948, um território habitado por centenas de milhares de pessoas e vivia, segundo a Enciclopédia Britannica, “um renascimento árabe”. 

Continuar a ler