“No horizonte temos maus tempos à vista, por isso é bom o Governo comece a entesourar agora e que reduza a dívida pública” | Miguel Sousa Tavares | in CNN e TVI

Na “5º Coluna”, o espaço de comentário no Jornal Nacional da TVI, Miguel Sousa Tavares analisou as medidas previstas no Orçamento do Estado para 2024, considerando que este orçamento “tem várias coisas: umas são originais, outras são boas e outras são coisas que a ver vamos”. Por exemplo, “o fim das cativações é uma coisa original, porque durante muito tempo era o que impedia que houvesse investimento público”. Depois, diz o comentador, “é importante que pela primeira vez o Governo tenha criado um fundo de investimento estrutural, qye vai ser financiado, entre outras coisas, por receitas que virão da Brisa e por aquilo que sobra do orçamento excedentário – é importante, primeiro, porque está já a guardar dinheiro para quando acabar o dinheiro do PRR, e, segundo, porque estou de acordo com o princípio que Fernando Medina enunciou: quando há alguma folga orçamental o que devemos fazer? investir ou guardar para os tempos maus? Eu acho que no horizonte temos maus tempos à vista, por isso é bom o Governo comece a entesourar agora e que reduza a dívida pública.”

Governo aprova diploma que reforma e simplifica licenciamentos do programa Mais Habitação | in LUSA

Lisboa, 19 out 2023 (Lusa) – O Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que procede à reforma e simplificação de licenciamentos, no âmbito do programa Mais Habitação, adiantou, em comunicado.

Segundo a nota, o executivo deu hoje luz verde, no seguimento da publicação da lei autorização legislativa aprovada pela Assembleia da República, no âmbito do programa Mais Habitação, ao “decreto-lei que procede à reforma e simplificação dos licenciamentos no âmbito do urbanismo, ordenamento do território e indústria”.

Continuar a ler

Siza Vieira: “A habitação de qualidade é um direito para todos, não depende de muito dinheiro, é uma questão política” | Expresso

No dia em que se inaugura a Ala Siza Vieira no Museu Serralves, no Porto, uma grande entrevista com o arquiteto que continua a desenhar, à mão, encontrando caminhos para os projetos que tem na cabeça. Siza Vieira, com uma longa carreira de trabalho, reconhecida com vários prémios, entre os quais o Pritzker, em 1992, e o RIBA, em 2009, não poupa críticas ao estado da arquitetura e o desprezo a que é votada – situação que se reflete, também, no problema da habitação.

Continuar a ler

Marcelo saúda redução da dívida portuguesa: “Não é só uma mania europeia”, é “melhor para todos” | in LUSA

“Com a dívida pública muito mais baixa, vale a pena investir mais em Portugal”, reforçou o Presidente da República a partir da Bélgica.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou esta quinta-feira a trajetória de redução da dívida pública portuguesa e defendeu que é melhor para todos, incluindo os portugueses, e “não é só uma mania europeia”.

Continuar a ler

Marcelo Rebelo de Sousa | Conflito em Israel: “Ganha-se com o silêncio mais do que com o falar publicamente”

O Senhor Presidente falou bem. Esta afirmação é válida para todos os políticos, que deveriam conversar mais uns com os outros para encontrar soluções, e não para fomentar conflitos, com o péssimo hábito que existe de falarem constantemente criticando-se uns aos outros e fazendo “jogos de coreografia e berraria” que só agravam conflitos e adiam a resolução dos problemas. É feio e mau o que fazem diariamente à vista de todos e para todos. Calem-se e conversem, pensem no País. | (vcs), 19-10-2023