A arte de ser feliz | por Frederico Lourenço

O poeta romano Horácio tem-se revelado para mim, nos últimos anos, o melhor professor da arte mais difícil de aprender na vida: a arte de ser feliz.

Ao longo da minha vida deparei-me com muitas coisas difíceis de aprender, mas nenhuma aprendizagem se mostrou ser mais difícil do que ser feliz. A leitura mais aprofundada de Horácio tem-me ajudado a perceber as armadilhas em que tive sempre tendência para cair.

A primeira de todas – e que compromete a felicidade de tantas pessoas – é compararmo-nos com os outros e com a vida afortunada que lhes atribuímos. Sim, porque quem sabe se, na verdade, os felizardos da nossa imaginação são mesmo tão felizes como nós imaginamos?

Continuar a ler

A glória da amizade é ser apenas presente Miguel Esteves Cardoso, in ‘Explicações de Português’

“A decadência da amizade entre nós deve-se à instrumentalização que tem vindo a sofrer. Transformou-se numa espécie de maçonaria, uma central de cunhas, palavrinhas, cumplicidades e compadrios. É por isso que as amizades se fazem e desfazem como se fossem laços políticos ou comerciais. Se alguém «falta» ou «não corresponde», se não cumpre as obrigações contratuais, é logo condenado como «mau» amigo e sumariamente proscrito. Está tudo doido. Só uma miséria destas obriga a dizer o óbvio: os amigos são as pessoas de que nós gostamos e com quem estamos de vez em quando. Podemos nem sequer darmo-nos muito, ou bem, com elas. Ou gostar mais delas do que elas de nós. Não interessa. A amizade é um gosto egoísta, ou inevitabilidade, o caminho de um coração em roda-livre.

Os amigos têm de ser inúteis. Isto é, bastarem só por existir e, maravilhosamente, sobrarem-nos na alma só por quem e como são. O porquê, o onde e o quando não interessam. A amizade não tem ponto de partida, nem percurso, nem objectivo. É impossível lembrarmo-nos de como é que nos tornámos amigos de alguém ou pensarmos no futuro que vamos ter.

A glória da amizade é ser apenas presente. É por isso que dura para sempre; porque não contém expectativas nem planos nem ansiedade”.

Valdeck Almeida de Jesus Lança Poesia Abrasiva e Reflexiva em seu Novo Livro na Flica 2023

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) será o cenário de um evento imperdível para os amantes da poesia, marcado para o dia 28 de outubro de 2023, às 16hs, no auditório da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O renomado escritor Valdeck Almeida de Jesus revelará seu mais novo livro de poemas, Poemário aos meus Deuses – ou Cate-Cisma, durante um encontro que promete ser um marco na literatura brasileira, com mediação da professora, poeta e escritora Sandra Liss.

Valdeck Almeida de Jesus é conhecido por sua poesia crua e impactante, e este livro não é exceção. Poemário aos meus Deuses – ou Cate-Cisma reúne 40 poemas que mergulham na diversidade da experiência humana, explorando temas que variam desde família, religião, até questões sociais contemporâneas e dilemas existenciais profundos. O autor constrói uma narrativa poderosa e crítica que toca o leitor em vários níveis.

Continuar a ler

Sculpture by Artist George Lundeen

George Lundeen established his sculpting studio in Loveland, Colorado in the mid-1970s where he currently lives and works.
He has been commissioned to sculpt portraits and interpretive works alike for universities, municipalities, foundations, and corporations. Mr. Lundeen is a member of the National Academy of Design and the National Sculpture Society.

OS TINTUREIROS/AS | por José Gabriel

É assim: se se promove uma manifestação de milhares de pessoas por uma boa causa, tudo o que dela veremos, se tivermos sorte, serão uns segundos num recanto de um telejornal.

Se, pela mesma causa, um atrevido – ou uma atrevida – numa sessão mais ou menos solene, atirar uns borrifos de tinta a um ministro, deixando-lhe na caxemira do fatinho umas manchas, terá direito a abertura de telejornais, comentários de treta ou até com incursões psicossociológicas às profundezas da mente do/a autores, quiçá com uns pozinhos de psicanálise para totós. Mas a causa é falada, o efeito é conseguido.

Continuar a ler